A escolha da realeza do Carnaval Cultural Magid Almeida 2026, de Cruzeiro do Sul, será realizada neste sábado, 7, na Vila Olímpica, a partir das 11h, marcando o lançamento oficial da folia no município. Doze candidatos, indicados pelos blocos carnavalescos, disputam os títulos de rei e rainha do carnaval e de rainha da diversidade, fortalecendo a participação dos blocos e da comunidade na construção da festa.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Flávio Rosas, a iniciativa valoriza os representantes dos blocos e o espírito carnavalesco.
“Estamos incentivando os blocos a enviarem seus representantes. Já temos 12 candidatos inscritos, que vão passar pela avaliação de três jurados em quesitos como beleza plástica, simpatia, fantasia e, principalmente, o samba no pé, que é o quesito de maior peso”, destacou o secretário.
Flávio Rosas explicou ainda que os eleitos serão apresentados oficialmente à população na abertura do carnaval.
“Na primeira noite do Carnaval, no dia 14 de fevereiro, faremos a apresentação oficial da realeza para a sociedade. A abertura do carnaval será às 17h, com uma corrida inédita de corredores fantasiados, seguida de apresentações culturais, DJs e a banda oficial do carnaval, animando o público até às 3h da manhã”, acrescentou.
O secretário municipal da Casa Civil, Ney Williams, ressaltou a importância simbólica e cultural da escolha da realeza.
“Esse é um momento muito importante, porque são eles que vão comandar simbolicamente o período carnavalesco da cidade. A escolha da realeza representa a alegria, a diversidade e a participação dos moradores dos bairros e dos blocos no nosso carnaval. O prefeito Zequinha Lima tem orientado para que Cruzeiro do Sul tenha um carnaval à altura da segunda maior cidade do Acre. Estamos preparando uma festa com segurança, acessibilidade, diversidade de alimentação, decoração especial e muita alegria, para que esse seja o melhor carnaval que a cidade já viveu”, ressaltou.
O Carnaval Cultural Magid Almeida 2026 terá início no sábado, 14, e vai até terça-feira,17, na praça Orlei Cameli, com a presença da realeza.
Os candidatos à realeza do Carnaval Cultural Magid Almeida 2026 serão avaliados por uma comissão julgadora definida pela Secretaria Municipal de Cultura. A pontuação seguirá os seguintes critérios:
• Beleza plástica (5 a 10 pontos): avaliação da estética geral e da forma como o candidato se apresenta e se movimenta no palco.
• Simpatia, animação e interação (5 a 10 pontos): cordialidade, carisma e capacidade de interação com o público e os jurados.
• Fantasia e adereços (5 a 10 pontos): criatividade, qualidade, adequação e beleza da fantasia utilizada durante a apresentação.
• Samba no pé (5 a 10 pontos – peso 2): habilidade técnica, coordenação rítmica, desenvoltura e empolgação durante a execução do samba.
• A pontuação máxima final é de 50 pontos. Em caso de empate, vence o candidato que obtiver a maior nota no quesito samba no pé, seguido de simpatia, animação e interação.