Menu

Homem preso no AC com AK-74 e outras armas é militar do Exército

Foto: O Alto Acre/reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma investigação conduzida pela Polícia Civil do Acre resultou na prisão em flagrante de um militar do Exército Brasileiro, suspeito de atuar como apoio logístico de uma facção criminosa na região de fronteira. A ação ocorreu na tarde desta quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026, em Brasiléia, e culminou também na apreensão de um fuzil de fabricação russa e grande quantidade de munições.


O preso foi identificado como Robenilson de Souza Cavalcante, de 27 anos, conhecido pelo apelido de “Soldado”. Segundo a Polícia Civil, ele é investigado por supostamente integrar uma organização criminosa e manter sob sua posse armamento de uso restrito.

Publicidade


De acordo com as apurações, Robenilson teria atuado como apoio técnico e logístico de uma facção com atuação na fronteira, utilizando conhecimentos e treinamento militar para manutenção de armas de guerra pertencentes ao grupo.


A operação teve início após uma denúncia anônima indicar o paradeiro de um fuzil que estaria ligado a uma liderança do Comando Vermelho. Após monitoramento realizado desde a noite anterior, os investigadores localizaram o armamento escondido em uma residência no bairro Francisco José Moreira, em Brasiléia.


Foto: Armamento apreendido I O Alto Acre/reprodução

No local, foi apreendido um fuzil AK-74/AK-47, com coronha de madeira e carregador, além de um arsenal de munições: 36 munições de calibre 9mm, 23 de calibre 7.62, seis cartuchos de calibre 12 e duas munições de elastômero. A Polícia Civil aponta que há indícios de que o fuzil vinha sendo usado em ações violentas na região, incluindo execuções de integrantes de facções rivais em bairros periféricos.


Após a apreensão do material, as equipes iniciaram diligências para localizar o suspeito. Robenilson foi interceptado enquanto trafegava em uma motocicleta pela BR-317 (Estrada do Pacífico), no km 10, nas proximidades de um estabelecimento comercial.


Durante a abordagem, os policiais encontraram com ele um revólver Taurus calibre .38, municiado com cinco cartuchos intactos, além de um aparelho celular. Conforme informado pela polícia, o militar não apresentou esclarecimentos imediatos sobre o fuzil encontrado anteriormente.


Robenilson foi autuado pelos crimes de organização criminosa com emprego de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Considerados inafiançáveis na esfera policial, ele permanece preso e à disposição da Justiça na Comarca de Brasiléia.
Todo o material apreendido foi encaminhado para perícia técnica, que irá avaliar o funcionamento das armas e se houve disparos recentes.


Com informações do O Alto Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido