Categorias: Cotidiano

DCE da Ufac divulga nota de repúdio contra assédio moral no ambiente acadêmico

Por
Da redação ac24horas

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Acre (Ufac) divulgou,na noite desta quinta-feira, 5, uma nota de repúdio em que se manifesta contra práticas de assédio moral, perseguição e abuso de autoridade envolvendo professores e estudantes no âmbito da universidade. A manifestação foi publicada nas redes sociais da entidade estudantil.



Na nota, o DCE relata que situações desse tipo vêm ocorrendo em cursos da instituição, mas não especifica quais unidades ou graduações estariam envolvidas. Ainda assim, a entidade afirma que as práticas mencionadas ferem princípios básicos da educação, do respeito e da dignidade humana, além de comprometerem o processo pedagógico e a saúde mental da comunidade acadêmica.


Segundo o Diretório, tais situações que têm ocorrido em cursos da instituição “ferem gravemente os princípios básicos da educação, do respeito e da dignidade humana.”


O documento também destaca que o espaço acadêmico deve ser orientado pelo diálogo, pelo pensamento crítico e pela formação cidadã, e não por práticas de intimidação, constrangimento ou medo. Segundo o DCE, atitudes de perseguição, retaliação e autoritarismo configuram assédio moral e violam os direitos dos estudantes.


“É inaceitável que o espaço acadêmico, que deveria ser orientado pelo diálogo, pelo pensamento crítico e pela formação cidadã, se transforme em um ambiente de intimidação, constrangimento e medo. Atitudes de perseguição, retaliação e autoritarismo configuram assédio moral, violam os direitos dos estudantes e comprometem tanto o processo pedagógico quanto a saúde mental da comunidade acadêmica.”


Na manifestação, o DCE reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos estudantis, da liberdade de expressão e do acesso a um ensino de qualidade, além de se colocar como espaço de escuta, acolhimento e mobilização.


A entidade também declarou apoio a estudantes que estejam sofrendo ou tenham sofrido qualquer forma de assédio e reforça que o enfrentamento ao assédio moral é uma responsabilidade coletiva e institucional.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas