Menu

Bombeiros são preparados para resgates em becos e vielas alagadas

Foto: Kennedy Santos/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) está realizando uma instrução de nivelamento voltada à capacitação do efetivo para atuação em ocorrências relacionadas a inundações no Rio Acre e em igarapés da capital. A atividade ocorre no 2º Distrito, na região do Porto Rio Urubu, e tem como foco preparar as equipes para o atendimento às famílias, caso a enchente seja confirmada em 2026.


Em entrevista ao repórter do ac24horas Play, Kennedy Santos, o capitão Eli explicou na manhã desta quarta-feira, 04, que o treinamento faz parte de um investimento direto na qualificação dos bombeiros. “O Corpo de Bombeiros está fazendo esse investimento no seu efetivo com o objetivo de nivelar o conhecimento relacionado à pilotagem operacional de embarcações, tendo em vista que a gente já está em operações relacionadas a inundações de rios e igarapés em 2026. E quando a gente tem a tropa mais capacitada, mais nivelada, quem ganha é a população, que tem um atendimento mais qualificado”, afirmou.

Publicidade


Segundo o oficial, a instrução abrange desde a pilotagem de embarcações com motor até aquelas sem motor, priorizando a destreza operacional dos militares. “A gente tem a parte de pilotagem, tanto com a embarcação, tanto com motor como sem motor, e a prioridade é que o bombeiro tenha a destreza de atender aquelas ocorrências que são relatadas e que a gente atende durante as inundações, que normalmente são aquelas em vielas e becos, essas situações que a gente resgata tanto pessoas como animais, como também os bens da população”, detalhou.


De acordo com o capitão Eli, parte das atividades foi realizada em igarapés, justamente para simular cenários reais enfrentados durante o período de cheia. “A gente fez também em igarapés, que hoje o cenário é aquele que está com a água um pouco elevada, mas no início do treinamento ela estava com a água um pouco mais baixa. Ela facilita ali o treinamento porque simula um pouco o cenário que o bombeiro vai encontrar naquelas vielas, naquele beco, que é um ambiente um pouco mais restrito”, explicou.


Ao ser questionado sobre a prontidão da corporação diante de uma possível enchente, o capitão foi direto: “Sempre. Se precisar, acione o 193, acione o CBMAC, 24 horas por dia, 7 dias na semana”, finalizou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido