O Acre apareceu, em 2025, entre os estados com menor taxa (1,2) de letalidade policial do país, ocupando a sétima posição no ranking nacional quando considerados os registros proporcionais por 100 mil habitantes, segundo dados Diretoria de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Em números absolutos, o estado contabilizou nove ocorrências ao longo do ano, o que representa o segundo menor total entre as Unidades da Federação, ficando atrás apenas de Roraima, que registrou quatro casos no mesmo período.

A série histórica mostra que o maior número de registros no Acre ocorreu em 2017, com 40 casos. Desde então, os dados indicam redução progressiva, com queda de aproximadamente 66% entre 2020 e 2025.
A partir de 2021, a diminuição passa a ocorrer de forma contínua, com redução ano a ano, até alcançar, em 2025, o menor número da série analisada.

“Alcançar o menor índice da série histórica mostra que estamos no caminho certo e reforça a importância de mantermos esse compromisso com uma segurança pública cada vez mais técnica, responsável e orientada pela preservação da vida”, afirmou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia.
Com informações da Agência de Notícias do Acre


















