Acre 02

União prorroga cooperação com o Acre para uso de banco genético criminal

Por
Whidy Melo

O governo federal renovou o acordo de cooperação técnica com o Acre para garantir a continuidade da participação do estado na Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), sistema nacional utilizado em investigações criminais. O extrato do acordo foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (3), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.


O acordo de cooperação técnica foi firmado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Polícia Federal e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre. O documento prevê a manutenção da unidade acreana vinculada à RIBPG, que reúne dados genéticos usados, principalmente, na investigação de crimes e na identificação de pessoas.


O termo foi assinado no dia 30 de janeiro de 2026 e terá validade de 60 meses, ou seja, cinco anos. O acordo é assinado pelo secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, e pelo secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo de Souza Gaia.


A Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos conecta laboratórios de diferentes estados, permitindo o compartilhamento de informações genéticas de forma controlada e padronizada, com o objetivo de fortalecer as investigações criminais no país.


Veja a publicação:

EXTRATOs DE ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA - EXTRATOs DE ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA - DOU - Imprensa Nacional
Compartilhe
Por
Whidy Melo