Menu

Líder de Bocalom acena reunião com prefeitura para tratar de emendas: “já indicamos todas”

Foto: Jardy Lopes
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O líder do prefeito Tião Bocalom (PL) na Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Márcio Mustafá (PSDB), afirmou em entrevista ao ac24horas, nesta terça-feira (3), que a base governista deve se reunir com a articulação da Prefeitura para discutir os efeitos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolada no Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) contra a Emenda à Lei Orgânica nº 39/2025.

A emenda, aprovada pela Câmara em julho de 2025, elevou de 1,15% para 2% da Receita Corrente Líquida (RCL) do município o percentual obrigatório de execução das emendas parlamentares individuais, o que pode levar o valor das emendas a cerca de R$ 1,5 milhão por vereador.

Anúncio

Segundo Mustafá, a notícia da ADI causou surpresa entre os parlamentares da base. Ele relatou que tomou conhecimento da ação apenas na tarde de segunda-feira (2) e defendeu a necessidade de diálogo com a gestão municipal, representada pelo secretário de Articulação Institucional, Rennan Biths, para compreender os fundamentos da medida.

“Fiquei sabendo à tarde [segunda]. Precisamos fazer várias leituras para entender isso direitinho. A base deve se sentar com a articulação para saber do assunto e entender como foi isso. Ouvi falar que existe uma decisão do Supremo que não poderia passar de 2%”, declarou.

O vereador destacou ainda que a principal preocupação dos parlamentares é o fato de que as emendas já foram integralmente indicadas para execução no orçamento.

“A gente já indicou todas as emendas. Como vamos fazer essa volta agora? Essa é a preocupação. O ruim é que a gente já dividiu para todos”, explicou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.