Como parte das estratégias de preparação para o enfrentamento de enchentes e apoio às operações da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros iniciou, nesta terça-feira, 3, em Cruzeiro do Sul, um treinamento voltado a seus próprios militares, de nivelamento de pilotagem de embarcações. O objetivo é qualificar os militares para atuar com segurança em situações de resgate e retirada de famílias, de áreas alagadas caso seja necessário.
Cerca de 18 militares participam da atividade ministrada por cinco instrutores. A capacitação conta com instruções teóricas e práticas, com foco nos procedimentos de segurança e na manobrabilidade das embarcações, especialmente em áreas de difícil acesso, como becos e vielas alagadas.

A ação, segundo o sargento Isnar Verne Ferreira da Silva, coordenador da capacitação, busca fortalecer a resposta rápida diante do avanço das águas. “A expectativa é de que o nível do rio continue subindo, o que pode exigir a remoção preventiva de moradores em áreas de risco. A orientação é para que a população, em caso de necessidade, acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193, que já se encontra preparado para atuar nas ocorrências relacionadas à enchente”.
Além de Cruzeiro do Sul, há militares de outros municípios do Vale do Rio Juruá na capacitação. No município, o rio está com 13,55 metros e já alcança 11 bairros, 12 comunidades rurais e 3 vilas.


















