Menu

Aleac convocará deputados para evitar esvaziamento em ano eleitoral

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na reabertura dos trabalhos legislativos de 2026, realizada nesta terça-feira (3), o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Júnior (PP), afirmou que a condução das atividades parlamentares neste ano eleitoral terá como prioridade a preservação das sessões deliberativas e a presença dos deputados no plenário.


Questionado sobre o esvaziamento comum do Legislativo em anos de eleição, Nicolau foi direto ao estabelecer limites. “É um ano de eleição, mas a terça e a quarta são sagradas”, declarou. Segundo ele, esses dias continuam reservados às sessões ordinárias, espaço que classificou como central para o funcionamento da Casa. “É onde vamos debater”, reforçou.

Publicidade


O presidente explicou que a Mesa Diretora tem buscado organizar o calendário para acomodar as demandas eleitorais sem comprometer o trabalho legislativo. “As nossas quintas-feiras estamos usando para fazer as audiências, as sessões solenes”, disse, acrescentando que o tema será tratado coletivamente. “Vai ter esse momento já nessa semana, a gente fazer essa reunião para tratar justamente com todos os deputados estaduais em relação a esse ano, que é um ano diferente.”


Nicolau reconheceu que, em 2026, os parlamentares tendem a circular mais intensamente pelos municípios acreanos. “É um ano de eleição, um ano que o deputado vai andar muito mais nas suas bases. A nossa terça-feira e a quarta são sagradas, porque as nossas sessões é onde vamos debater”, afirmou.


Ao comentar a sessão inaugural, o presidente destacou a leitura da mensagem governamental como um marco do início do ano legislativo. Para Nicolau, esse documento orienta diretamente a atuação do Parlamento. “Hoje é o início dos trabalhos. O governo vai fazer a sua leitura governamental, onde vai colocar as suas diretrizes, o seu plano de governo durante esse ano de 2026. É de acordo com esse plano, com essa organização do governo, que os deputados estaduais também vão trabalhar. É ali que a gente vai discutir para onde vão os investimentos, as obras importantes e os programas importantes do governo, tem muita coisa pra deputado se ocupar”, explicou.


Por fim, Nicolau ponderou que a atuação política fora do plenário faz parte da rotina parlamentar. “Claro, também quando não estiver nas sessões, o deputado vai trabalhar, porque é um ano de eleição. Isso é normal nesse período”, disse. Ele concluiu destacando o alcance estadual da Assembleia: “Os deputados estão andando muito no Estado todo, e eu fico feliz de poder ver essa comunicação da Assembleia em relação a todo o Estado do Acre.”


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido