Menu

Acre está entre os estados com maior demora em perícias do INSS, aponta CGU

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre está entre os estados com maiores problemas no atendimento presencial do INSS, segundo auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU). A fiscalização, concluída em 2025, apontou lentidão no agendamento de perícias médicas e avaliações sociais, instabilidade nos sistemas e problemas estruturais em algumas agências do estado.


De acordo com o relatório da CGU, o tempo médio entre o agendamento e a realização das perícias médicas superou o limite previsto de 45 dias, chegando a mais de 49 dias em novembro de 2023. Em cerca de 41% dos casos, o atendimento ocorreu em até 30 dias, enquanto 59% ultrapassaram esse prazo, prejudicando especialmente beneficiários do BPC e trabalhadores incapazes do serviço.

Anúncio


A situação se repete nas avaliações sociais, com tempo médio de espera de 76 dias em 2024, bem acima da meta de 50 dias estabelecida pelo INSS. O relatório destacou que muitos atendimentos simples, como emissão de extratos e orientações, poderiam ser feitos por outros canais, liberando a capacidade operacional das agências.


A CGU estabeleceu prazo até 31 de março de 2026 para que o INSS implemente 15 recomendações, incluindo a revisão dos tempos de atendimento, a priorização de usuários com maior vulnerabilidade e a possibilidade de realizar mais de um serviço por atendimento. Também está prevista a ampliação do atendimento remoto e mutirões em regiões prioritárias, incluindo o Acre.


A auditoria envolveu entrevistas com 699 usuários, 123 atendentes, 130 gestores de unidades, 35 assistentes sociais e 56 médicos peritos, em 74 agências do INSS e 59 entidades prestadoras de serviços distribuídas por 103 municípios em 26 estados e no Distrito Federal.


Segundo a CGU, a medida busca reduzir a espera e melhorar a qualidade do serviço, garantindo que beneficiários acreanos tenham acesso mais rápido aos seus direitos previdenciários.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido