Menu

Acre terá duas escolas indígenas incluídas no Novo PAC do governo federal

Escola indígena no interior do Acre. Foto: Marcos Vicentti - Secom/Acre
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Governo do Brasil incluiu duas escolas indígenas do Acre nas ações do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) voltadas à educação. A medida faz parte do Eixo Educação, Ciência e Tecnologia e prevê a construção e ampliação de 117 escolas indígenas em 17 estados, com foco na entrega de espaços educativos que respeitem a identidade cultural, os modos de vida e a organização territorial dos povos originários.

A inclusão das escolas acreanas está prevista na Resolução nº 12/2026, que também contempla a construção de cinco novos campi de institutos federais e investimentos em melhorias e ampliação da infraestrutura de universidades e institutos federais em todo o país.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a ação segue os princípios da Política Nacional de Educação Escolar Indígena nos Territórios Etnoeducacionais (PNEEI-TEE) e está amparada na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil, que garante direitos fundamentais a povos indígenas, tribais e comunidades tradicionais.

Anúncio

O critério para seleção das unidades baseou-se em fatores técnicos, territoriais e populacionais, incluindo identificação de vazios assistenciais, vulnerabilidade social das comunidades e a anuência das lideranças indígenas. A formalização das propostas ocorre por meio do sistema TransfereGov, com análise técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e operacionalização pela Caixa Econômica Federal.

No Acre, as duas escolas indígenas selecionadas receberão infraestrutura adequada, salas de aula padronizadas e equipamentos escolares, alinhados às necessidades das comunidades. O governo federal destaca que a ação representa um avanço estratégico no fortalecimento da educação escolar indígena e na garantia de direitos educacionais para povos originários.

Além das escolas indígenas, o Novo PAC prevê investimentos em educação superior, com a construção de novos campi e ampliação de estruturas em universidades federais, totalizando 377 obras e cerca de R$ 3,4 bilhões em investimentos no eixo de consolidação, além de R$ 6,6 milhões em expansão.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.