A CNN Brasil divulgou nesta quinta-feira (29) trechos do inquérito da Polícia Federal no âmbito da Operação Paroxismo, que investiga supostas irregularidades envolvendo o prefeito de Macapá, Antônio Furlan (MDB).
Segundo a emissora, vídeos anexados ao processo mostram o empresário responsável pela construção do Hospital Municipal de Macapá, o sócio dele e um funcionário da residência do prefeito realizando saques de grandes quantias em dinheiro vivo.
Em 23 de maio de 2025, o empresário Rodrigo Queiroz, proprietário da Santa Rita Engenharia, foi flagrado entrando em uma agência bancária com uma mochila e sendo atendido em uma sala reservada. Funcionários teriam entregue a ele cerca de R$ 400 mil em espécie. Em seguida, Queiroz embarcou em um veículo que seria da prefeitura e seguiu até o laboratório do ex-prefeito de Cutias, Paulo Albuquerque, suplente do senador Lucas Barreto (PSD). A CNN informou que o senador não é investigado.
Já em 18 de junho, a Polícia Federal voltou a monitorar o empresário e o sócio da empresa, Fabrizio de Almeida Gonçalves. Os dois realizaram novos saques, que somaram R$ 390 mil, em salas separadas da mesma agência.
Um funcionário da residência do prefeito, identificado como Jerqueson da Costa Rodrigues, também foi acompanhado durante retiradas em dinheiro. Em relatório, a PF afirmou que ele exerceria atividades sob ordens diretas do prefeito, incluindo ações consideradas suspeitas no contexto da investigação.
A Polícia Federal chegou a solicitar o afastamento de Antônio Furlan do cargo, mas o pedido foi negado pela Justiça.
A CNN Brasil informou que procurou as defesas do prefeito, da Prefeitura de Macapá, do empresário Rodrigo Queiroz, da empresa Santa Rita Engenharia, do ex-prefeito Paulo Albuquerque e de Jerqueson da Costa Rodrigues, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.