Acre 01

Prefeitura de Rio Branco abre inscrições para mais de 2 mil vagas na educação infantil em 2026

Por
Da redação ac24horas

A Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco (SEME) publicou nesta sexta-feira, 30, a abertura das inscrições para o provimento de vagas na Educação Infantil – Creche e Pré-Escola da rede municipal para o ano letivo de 2026. Ao todo, a SEME disponibiliza 2.017 vagas distribuídas entre berçários, creches e centros de educação infantil em diversos bairros da cidade.


As vagas para o berçário, destinadas a crianças de 4 meses a 1 ano e 6 meses, estão concentradas no bairro Cidade do Povo, nos Centros de Educação Infantil Maria Danila Pompeu e Prof. Beline Araújo, totalizando 131 vagas. Já para as turmas de creche, para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses, estão disponíveis 1.226 vagas distribuídas em 14 unidades, incluindo creches como Bem-te-vi, Gumersindo Bessa, Jacamim e Irmãos Mi e Bino.


Os centros de educação infantil (CEIs) oferecem mais 791 vagas, atendendo crianças de 1 ano e 7 meses até 3 anos e 11 meses, em unidades localizadas em bairros como Juarez Távora, Cidade do Povo, Calafate, Eldorado, Parque dos Sabiás e outros. Entre os CEIs, estão destacados o CEI Willy Viana, com 100 vagas, e o CEI Professora Rita Batista, com 90 vagas.


O processo de matrícula será realizado em três etapas: inscrição, sorteio e efetivação da matrícula. As inscrições podem ser feitas entre 9 e 13 de fevereiro de 2026, por meio do Cadastro Único de Creche (CAUC/RB) no site da prefeitura ou presencialmente nas unidades educativas de interesse.


O sorteio das vagas será realizado de forma presencial em 23 de fevereiro de 2026, e a matrícula das crianças sorteadas deverá ocorrer entre 24 e 27 de fevereiro, mediante apresentação de documentos como certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e carteira de vacinação. Crianças que não forem sorteadas entrarão na lista de espera chamada Demanda Manifesta, que seguirá critérios de prioridade, incluindo crianças com deficiência, filhos de pessoas com deficiência, filhos de mulheres vítimas de violência, beneficiários de programas sociais e ampla concorrência.


creche
Compartilhe
Por
Da redação ac24horas