Menu

“Precisamos de um pacto institucional pela segurança pública”, afirma novo chefe do MPAC

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, afirmou nesta sexta-feira, 30, durante a solenidade de posse realizada no auditório do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), que sua gestão será pautada pelo fortalecimento da defesa dos direitos fundamentais e pela aproximação da instituição com a sociedade.


Segundo ele, a atuação do MPAC será direcionada, especialmente, à proteção da população em situação de maior vulnerabilidade. “Nós buscaremos fortalecer a atuação da instituição em defesa dos direitos fundamentais, em defesa da população que mais necessita, dos grupos mais vulneráveis. Iremos priorizar a nossa atuação no combate aos crimes e na defesa da criança e do adolescente”, afirmou.

Publicidade


D’Albuquerque destacou ainda que a segurança pública será uma das prioridades de sua gestão. De acordo com o procurador-geral, a proposta é atuar de forma integrada com os demais poderes e instituições do Estado. “Iremos priorizar a atuação na segurança pública. Procuraremos fazer um pacto com todos os poderes e instituições de Estado. Temos um projeto, temos um plano nesse sentido para que possamos atuar de forma preventiva, efetivamente preventiva, no combate ao crime, para que a nossa população tenha a sensação de segurança e de uma verdadeira paz social”, declarou.


Outro ponto enfatizado foi a atuação nas regiões de fronteira do Acre, consideradas estratégicas no enfrentamento ao tráfico de drogas. “Nós sabemos que o tráfico de drogas é uma chaga e que tem como porta de entrada também o nosso Estado. Precisaremos atuar de forma conjunta com o sistema de segurança pública e com as forças federais, e isso também está no nosso plano de atuação”, ressaltou.


Por fim, Oswaldo D’Albuquerque afirmou que pretende conduzir uma gestão participativa, envolvendo membros e servidores da instituição. “Nós queremos uma instituição cada vez mais próxima do cidadão. A gestão será coparticipativa, uma gestão de todos para todos. O nosso plano de ação é um Ministério Público em todo lugar, com todos e para todos. Estaremos de mãos dadas, procuradores, promotores, servidoras e servidores, atuando de forma firme e concreta em prol da nossa população”, concluiu.


Assista ao vídeo:


video
play-sharp-fill


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido