Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), participou nesta sexta-feira, 30, da solenidade de posse do novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, que assume o cargo para o biênio 2026–2028. A cerimônia foi realizada no auditório do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), em Rio Branco.
Durante o evento, Gladson Cameli destacou a importância do respeito entre os poderes e reafirmou o compromisso de sua gestão com o fortalecimento das instituições democráticas. Segundo o governador, desde o início de seu mandato, a união entre os poderes tem sido um dos pilares da administração estadual.
“Eu queria apontar exatamente esse ponto, essa situação. Sempre, desde o início da gestão, eu tenho falado da união dos poderes e do respeito às instituições. E, para mim, como governador do Estado, a minha grande obrigação qual é? É colocar o Estado de Direito mais próximo das pessoas”, declarou.
Cameli também afirmou acreditar no sucesso da nova gestão à frente do Ministério Público e ressaltou o legado deixado pelos procuradores-gerais que antecederam Oswaldo D’Albuquerque no comando da instituição.
“Eu não tenho dúvidas do sucesso que será a nova gestão. Eu tenho sido democrata em todas as escolhas que eu fiz. Eu digo que cada procurador-geral deixou seu legado e cabe ao novo procurador continuar todo um trabalho feito que deu certo em prol da nossa sociedade”, disse.
O governador reforçou ainda que sua postura democrática se reflete no respeito à lista tríplice enviada pelo Ministério Público, afirmando que sempre nomeou os candidatos mais votados.
“Como é que eu posso falar em respeito às instituições se eu não seguir a vontade da maioria? Eu sou democrata e todos os procuradores que passaram, que eu tive a oportunidade de nomear, só tenho aqui o que dizer: muito obrigado. O Ministério Público é uma instituição importantíssima para o fortalecimento da democracia e para colocar o Estado de Direito mais próximo das pessoas”, afirmou.
Além da posse de Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, a solenidade também marcou a posse da procuradora de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo no cargo de corregedora-geral do MPAC, bem como dos novos membros do Conselho Superior do Ministério Público: Danilo Lovisaro do Nascimento, Cosmo Lima de Souza e Rita de Cássia Nogueira Lima.
Assista ao vídeo: