Menu

MPF Investiga destruição de construção irregular na Resex Chico Mendes

Foto: Bruna Obadowski
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) instaurou um inquérito civil para investigar a destruição de uma construção irregular localizada na Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, no ramal do Pinda, Km 8, no Seringal Pinda, município de Xapuri. A decisão foi publicada na Portaria nº 7/MPF/PR-AC/GABPR6-LMPS, de 28 de janeiro de 2026, assinada pelo procurador da República Luidgi Merlo Paiva dos Santos.

O procedimento, com prazo de um ano para conclusão, tem como objetivo apurar as medidas adotadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em relação à derrubada de uma casa, banheiro e paiol que pertenciam a C. de S. Q, conforme registrado no Auto de Infração nº 360QEX8T do ICMBio.

Anúncio

De acordo com o MPF, o inquérito civil é um instrumento de investigação voltado à proteção do patrimônio público, do meio ambiente e de interesses coletivos, com base nas atribuições constitucionais do Ministério Público Federal. O procedimento foi instaurado após o prazo inicial do procedimento preparatório se esgotar sem que todas as diligências necessárias fossem concluídas.

A Resex Chico Mendes é uma unidade de conservação de uso sustentável, destinada a garantir a subsistência e a cultura das populações extrativistas tradicionais, além de assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da região, conforme previsto na Lei nº 9.985/2000. O ICMBio é o órgão responsável pela fiscalização e proteção das unidades de conservação da União, incluindo o poder de polícia ambiental.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.