Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), Samoel Evangelista, conversou com o ac24horas nesta sexta-feira, 30, durante a solenidade de posse do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto. Segundo ele, o momento foi marcado pela satisfação de reencontrar amigos e colegas do Ministério Público.
“É uma satisfação estar aqui, rever tantos amigos, colegas e companheiros de trajetória. Eu venho de uma época do Ministério Público anterior a 1988, quando a instituição ainda não tinha o perfil que tem hoje. Esses colegas que atualmente estão à frente do Ministério Público, no Acre e no Brasil, são profissionais de enorme valor e ajudaram a consolidar esse novo perfil da instituição”, destacou.
Evangelista ressaltou ainda o respeito e a relevância do Ministério Público do Acre no cenário nacional. “O Ministério Público e a Magistratura são instituições que perseguem o mesmo fim. Buscamos sempre o bem comum e estamos voltados, principalmente, para aqueles que mais necessitam. Na verdade, as nossas atividades se complementam”, afirmou.
Ao relembrar sua trajetória profissional, o desembargador destacou a experiência acumulada ao longo dos anos. “Em 1975, ingressei no Ministério Público, onde permaneci por 17 anos. Fui eleito duas vezes corregedor e, em 2002, ingressei na magistratura. Esse conjunto de experiências contribuiu muito para a minha vida profissional e hoje buscamos retribuir tudo aquilo que aprendemos ao longo do caminho”, disse.
Samoel Evangelista também enalteceu a trajetória do procurador-geral empossado. “O doutor Oswaldo é um colega e amigo respeitadíssimo no Brasil. Teve dois mandatos em âmbito nacional no Ministério Público, foi ouvidor nacional e corregedor-geral do Ministério Público Nacional em duas oportunidades. Trabalhamos juntos em diferentes momentos da carreira, inclusive na Corregedoria. Por isso, é uma satisfação enorme fazer parte dessa instituição tão potente e, para mim, tão amada”, concluiu.
Veja o vídeo: