Acre 01

Governo entrega 1º DP reformado com unidades especializadas e novos equipamentos

Por
Da redação ac24horas

O Governo do Acre, por meio da Polícia Civil do Acre (PCAC), entregou nesta sexta-feira, 30, a reforma e adequação da 1º Regional de Polícia Civil, localizada no bairro Cadeia Velha. A inauguração marcou a retomada do funcionamento do primeiro DP, além da instalação de unidades especializadas, equipamentos modernos e viaturas para reforço da segurança pública.


A cerimônia contou com a presença da governadora em exercício, Mailza Assis (Progressistas), do diretor-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, de autoridades estaduais e servidores da corporação. O evento celebrou o investimento em infraestrutura e tecnologia voltado tanto aos servidores quanto à população.


Foto: David Medeiros

“Hoje é um dia muito importante para a segurança pública do nosso estado, com a entrega de mais essa obra à delegacia, primeiro DP da Polícia Civil, que vai atender toda essa região, dentre elas, essas três especialidades, que é criança, adolescente, idoso e crimes. E para a gente é uma honra grande estar entregando essa obra para a nossa população e também garantindo qualidade no atendimento dos nossos servidores e para toda a nossa população. É o nosso compromisso, o dever do Estado e também o compromisso de realizar, dar condições aos nossos trabalhadores, aos nossos servidores e acima de tudo atender bem a nossa população. São mais de 700 mil na construção, na reforma e ampliação, mas também muitos equipamentos que estão sendo entregues, viaturas, barcos, motores. Enfim, diversos equipamentos que auxiliarão a polícia nesse trabalho”, declarou Mailza Assis.


A unidade agora abriga, além da 1º Regional, a Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEPCA), a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) e a Delegacia de Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (DEADI). A estrutura reformada inclui auditório climatizado, mobiliário moderno e áreas planejadas para melhor acolhimento da população.



O diretor-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, destacou a importância da obra tanto para os servidores quanto para os cidadãos. “Primeiramente, aqui a gente está trazendo um pouco de dignidade para os policiais que trabalham aqui. É uma obra totalmente revitalizada, com condições dignas de trabalho, como também para as pessoas que procuram o serviço da polícia. Que vem aqui fazer o seu registro. Então, esse é o primeiro ponto”, disse.


Henrique Maciel ressaltou ainda a criação de unidades especializadas dentro do novo DP. “O segundo ponto é que também com essa nova revitalização, nós estamos aqui inaugurando a Delegacia de Combate aos Crimes Cibernéticos. É uma especializada que vai apurar todos os crimes nesta área do patrimônio, dos golpes aqui na capital. Como também estamos agora trazendo o primeiro DP, realmente retornando ao primeiro DP. O primeiro DP vai tratar de crimes que não são de competência das especializadas, especialmente os crimes contra a honra, os furtos aqui na área da Habitasa, da Vila Ivonete, aqui do Bosque, do centro. Então, estamos trazendo para cá, ou seja, dividindo a área que era da terceira regional, lá da Sobral. Nós dividimos essas duas áreas. Então, as pessoas que estão mais próximas aqui, do centro, dessa área que eu falei, se porventura houver algum crime, for vítima de algum delito, nós temos agora a Delegacia. Não vai ser necessário ir lá até a Sobral. Então, isso traz também mais mobilidade para as pessoas que vieram a ser vítimas desse tipo de crime”, ressaltou.


Foto: David Medeiros

O diretor ainda comentou sobre os novos equipamentos entregues à corporação: “Aproveitamos a oportunidade aqui na presença da nossa vice-governadora, Mailza Assis, do secretário Gaia, para fazermos a entrega de alguns equipamentos e veículos”, afirmou.


Entre os recursos entregues estão 04 viaturas semibrindadas, 02 drones Mavic 3T, uma lancha de patrulha, fuzis e pistolas de airsoft para treinamento, kits de arrombamento, mochilas de sobrevivência, kits de APH e demais equipamentos para reforçar a atuação da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).


O investimento total na obra e equipamentos somou mais de R$ 700 mil, incluindo recursos próprios da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), da Polícia Civil e emenda parlamentar do senador Alan Rick (Republicanos).


Foto: David Medeiros
Foto: David Medeiros
Foto: David Medeiros
Foto: David Medeiros
Foto: David Medeiros
Compartilhe
Por
Da redação ac24horas