Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O procurador de Justiça Cosmo Lima de Souza, membro do Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), falou durante a solenidade de posse do procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, realizada para o biênio 2026–2028.
Em sua fala, Cosmo destacou o papel estratégico do Conselho Superior, órgão eletivo da administração do Ministério Público, composto por cinco membros — três eleitos pela classe e dois membros natos. Segundo ele, o colegiado é responsável por analisar não apenas processos administrativos de diferentes naturezas, mas também decisões que impactam diretamente a trajetória profissional dos membros da instituição.
“Pelo Conselho Superior passam não apenas processos administrativos, mas também vidas. O Conselho decide sobre vitaliciamento de colegas na carreira, continuidade funcional, procedimentos disciplinares, arquivamento de investigações e decisões relevantes para a administração do Ministério Público. Em regra, esses temas passam pelo Conselho Superior”, afirmou.
Cosmo Lima de Souza ressaltou ainda que o cargo possui mandato de dois anos e que foi eleito pela classe para integrar o colegiado. “Fui um dos eleitos e tomo posse com muita alegria, com o compromisso de continuar servindo ao Ministério Público e à sociedade, como sempre fiz”, concluiu.
Assista ao vídeo: