Menu

“Conselho Superior decide destinos e fortalece a atuação do MP”, afirma Cosmo

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O procurador de Justiça Cosmo Lima de Souza, membro do Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), falou durante a solenidade de posse do procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, realizada para o biênio 2026–2028.

Em sua fala, Cosmo destacou o papel estratégico do Conselho Superior, órgão eletivo da administração do Ministério Público, composto por cinco membros — três eleitos pela classe e dois membros natos. Segundo ele, o colegiado é responsável por analisar não apenas processos administrativos de diferentes naturezas, mas também decisões que impactam diretamente a trajetória profissional dos membros da instituição.

Anúncio

“Pelo Conselho Superior passam não apenas processos administrativos, mas também vidas. O Conselho decide sobre vitaliciamento de colegas na carreira, continuidade funcional, procedimentos disciplinares, arquivamento de investigações e decisões relevantes para a administração do Ministério Público. Em regra, esses temas passam pelo Conselho Superior”, afirmou.

Cosmo Lima de Souza ressaltou ainda que o cargo possui mandato de dois anos e que foi eleito pela classe para integrar o colegiado. “Fui um dos eleitos e tomo posse com muita alegria, com o compromisso de continuar servindo ao Ministério Público e à sociedade, como sempre fiz”, concluiu.

Assista ao vídeo:

video
play-sharp-fill

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.