Juruá

Chuvas elevam Rio Juruá; plano de contingência será acionado em Cruzeiro do Sul

Por
Sandra Assunção

O rio Juruá, que nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (30) estava com 12,58 metros, já marcava 12,63 metros às 10h. O aumento é influenciado pela grande quantidade de chuvas na região.


De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuva esperado para toda a semana já foi ultrapassado. “A previsão era de 100 milímetros para esta semana e já ultrapassamos. Só de ontem para hoje, registramos mais de 32 milímetros de chuva aqui na região, e aguardamos o boletim técnico de previsão para os próximos dias”, informou o chefe da Defesa Civil Municipal, Júnior Damasceno.



Ele explicou que, ao alcançar a cota de transbordamento, de 13 metros, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros colocarão em prática o Plano de Contingência do município. “Nesse nível, aumentamos a intensidade dos monitoramentos e acionamos o plano de ação, preparando materiais e acionando o Corpo de Bombeiros. Isso garante uma resposta mais rápida caso a situação evolua de forma inesperada, oferecendo apoio imediato às pessoas afetadas pela alagação”, detalhou.


Em caso de necessidade de retirada das famílias, as escolas Marcelino Champagnat (bairro João Alves), Padre Arnold (Cohab), Thaumaturgo de Azevedo (bairro do Alumínio) e Corazita Negreiros (Telégrafo) serão usadas como abrigos temporários em Cruzeiro do Sul.


Compartilhe
Por
Sandra Assunção