Menu

As cartas da eleição na mesa do candidato Bocalom

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), está convicto de que pode levar o seu nome para o segundo turno na eleição para o governo, e num segundo turno ter o apoio do Palácio Rio Branco para derrotar o senador Alan Rick (Republicanos). Os assessores mais próximos de Bocalom trabalham com duas hipóteses: a primeira, é a vice-governadora Mailza Assis (PP) chegar na convenção regional de julho com baixo índice de aceitação e desistir de ser candidata. A segunda hipótese é a Mailza não retirar sua candidatura e a eleição polarizar com Alan e Bocalom, com ambos indo ao segundo turno. E no segundo turno unir as máquinas do governo e prefeitura e derrotar o Alan. É prematuro se afirmar no momento que este possa ser o quadro futuro, porque a campanha nem começou e há muito balseiro para descer o Rio Acre. E porque depende da Mailza. Aguardemos as pesquisas.


NÃO FICARIA SURPRESO


Não me causaria surpresa se estes dois fatos vierem acontecer: a direção nacional do PL vetar a candidatura do Tião Bocalom ao governo e ele disputar a eleição por outro partido. Até pela sua idade, o momento para tentar realizar o sonho de governar o Acre é a eleição deste ano.


GARANTE SER CANDIDATO


Conversei ontem, rapidamente, com uma expressiva figura empresarial muito próxima do ex-senador Jorge Viana (PT), e este me disse que o JV será sim candidato ao Senado na eleição deste ano. Se o Jorge for candidato qualificará o debate na campanha. Tem relevantes serviços prestados ao Acre como governador, prefeito e senador.


ACRE NAS MANCHETES


O Acre voltou a ser destaque negativo no noticiário nacional dos principais órgãos de comunicação, com essa ação da PF- autorizada pela Ministra Carmém Lúcia – contra o deputado federal Eduardo Veloso (UB) e o ex-prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, sob fundamento de má aplicação de emendas parlamentares.


NÃO QUER DIZER


Mas, essa operação da PF não significa dizer que os investigados são culpados de desvios de emendas parlamentares, isso quem vai deliberar e o trâmite das ações judiciais. E todos terão direito a ampla defesa.


NÃO VAI FICAR NISSO


E, pelo que estamos sabendo novos peixes graúdos da política acreana, deputados estaduais, deputados federais, prefeituras, e entidades que prestam serviço na área de saúde, deverão também serem visitados pela PF, por ordem do STF. Mais cedo ou mais tarde essa farra com a aplicação das emendas parlamentares iria estourar.


OS ABENÇOADOS


Não é só o Papa quem abençoa, os caciques políticos, também, dão benção. O candidato Jairo Cassiano (Republicanos), é o abençoado pelo senador Alan Rick (Republicanos), na disputa de uma vaga na ALEAC; ainda no Republicanos, o presidente e deputado federal Roberto Duarte joga a máquina do partido para eleger deputado estadual o vereador Zé Lopes; já que este sendo eleito, quem assumirá sua vaga de vereador será a ex-mulher de Duarte, Márcia Oliveira. E no grupo do governo temos o médico Fábio Rueda (UB) sendo o candidato do bolso do chefe de gabinete, Jonathan Donadoni, que montou um rolo compressor a seu favor; e o deputado Clodoaldo Rodrigues, que tem como principal cabo-eleitoral Madson Cameli, marido da vice-governadora Mailza Assis. Estes nomes citados estão com as hóstias garantidas.


ESPEREM TUDO, OU NADA


Em se tratando de política esperem tudo do governador Gladson Cameli, ou nada. Ainda soa a sua promessa de que a partir de dezembro passado colaria a sua agenda com a da Mailza, o que acabou não acontecendo em sua totalidade. Mailza continua numa campanha solitária e nada profissional. O que precisa é cair em campo para ter uma maior interação com o eleitor, que não vai conseguir se restringir a atos protocolares do governo.


NÃO APOSTARIA


Se ela vai ganhar ou perder é lá com o eleitor, mas duvido que a Mailza vai deixar passar a oportunidade única de disputar um mandato de governadora estando no comando do governo, algo que é muito improvável de acontecer ao longo da sua vida política.


VAI VIRAR MANDI


O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, de tanto esperar por esta aliança com o grupo do governador Gladson; vai acabar virando de Baleia a Mandi. Não me lembro de nenhum partido no Acre ter passado pela situação humilhante do MDB de ficar esperando a boa vontade (ou não) do Gladson, para autorizar uma aliança partidária para as eleições deste ano.


NÃO TEM O QUE FAZER


E, o pior deste episódio é que o MDB não tem chapa para deputado federal, para mandar a turma do governo ir plantar melancia na praia, por isso se submete a essa humilhação. E, sem alternativa, porque o senador Alan Rick (Republicanos), também, não tem nome para ajudar o MDB a montar sua chapa para federal.


PARA REFLEXÃO


“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta”. Maquiavel.


NADA DE POLÍTICA


Vamos pontuar uma coisa: essas investigações sobre a má aplicação de emendas parlamentares que estão acontecendo no estado, não têm nenhum cunho de perseguição política, são fatos policiais e jurídicos.


TUDO OU NADA


Um grupo político com pelo menos dez nomes de peso para formar uma chapa forte para deputado estadual, deve se reunir com o senador Sérgio Petecão (PSD), com a proposta de se abrigar no PSD. Se o Petecão deixar passar este cavalo selado, é porque não está preocupado com a eleição para a ALEAC. A conversa será na base do tudo ou nada.


CLUBE DO BOLINHA


Dos oito nomes citados até aqui como candidato ao Senado, sete são homens, e apenas uma mulher, Mara Rocha (Republicanos). Depois as mulheres reclamam que são deixadas de lado na política. Como querem ser protagonistas, se não se candidatam?


TREMENDA IDIOTICE


Nada mais idiota de que os extremistas de esquerda querer fazer a maioria no Senado, para decretar o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, por ter mandado prender o Bolsonaro. De um senador se espera um bom trabalho parlamentar para o bem coletivo, e não focar em picuinhas ideológicas. Mas, assim é o Brasil e seus políticos.


FRASE MARCANTE


“Quando a política penetra no recinto dos tribunais, a justiça se retira por alguma porta.” François Guizot.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.