Rio Branco aparece na 18ª colocação entre as capitais brasileiras no Ranking de Competitividade dos Municípios – edição 2025, no indicador de Acesso à Saúde. No recorte geral, que considera 418 municípios com mais de 80 mil habitantes, a capital acreana ocupa a 378ª posição.
O levantamento analisa o desempenho dos municípios brasileiros a partir de diferentes eixos, com foco na capacidade de oferta de serviços públicos essenciais. No pilar de Acesso à Saúde, os melhores desempenhos entre as capitais foram registrados por Vitória (ES), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). Já as últimas posições ficaram com Maceió (AL), Salvador (BA) e Belém (PA).
O estudo aborda a saúde pública sob a ótica de dois pilares complementares: acesso à saúde e qualidade da saúde. A divisão tem como objetivo equilibrar análises que poderiam apontar bom desempenho apenas na oferta de serviços, mesmo quando estes apresentam baixa qualidade.
De acordo com a metodologia do ranking, um município que cumpre efetivamente sua função de garantir saúde à população precisa apresentar ampla oferta de serviços aliada à qualidade do atendimento, assegurando resultados concretos para o bem-estar da população.
A edição 2025 do Ranking de Competitividade dos Municípios avaliou 418 cidades brasileiras, todas com população superior a 80 mil habitantes. Juntas, essas cidades representam cerca de 60% da população do país, oferecendo um panorama abrangente sobre a eficiência das políticas públicas nos principais centros urbanos do Brasil.


















