Menu

PF apreende celulares e documentos em prédio onde moram Velloso e Mazinho

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Federal encerrou, nesta quinta-feira (29), as diligências realizadas no prédio Van Gogh, no bairro Jardim Manoel Julião. em Rio Branco, apontado como o principal foco da Operação Graco na capital acreana. O edifício residencial de alto padrão foi alvo de buscas por ser o local onde residem o deputado federal Eduardo Velloso (União Brasil) e o ex-prefeito de Sena Madureira Mazinho Serafim.

Após horas de atuação no local, os policiais federais deixaram o prédio levando celulares, tablets, documentos e outros equipamentos eletrônicos apreendidos, que agora serão analisados no âmbito da investigação. O material recolhido deve subsidiar a apuração sobre suspeitas de irregularidades no uso de recursos públicos federais, especialmente verbas oriundas de emendas parlamentares conhecidas como Emenda Pix.

Anúncio

Foto: Whidy Melo/ac24horas

A Operação Graco investiga possíveis desvios de aproximadamente R$ 912 mil destinados à contratação de uma empresa para a realização de shows musicais financiados pela Secretaria Municipal de Cultura de Sena Madureira, em setembro de 2024. As diligências em Rio Branco e no Distrito Federal foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal, que determinou o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão.

Segundo a Polícia Federal, os investigados podem responder por crimes como associação criminosa, fraude em licitação, corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros delitos relacionados ao uso irregular de verbas públicas. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre a participação individual de cada um dos citados nem os crimes específicos eventualmente atribuídos a Mazinho Serafim e Giordano Jordão.

Foto: Whidy Melo/ac24horas

A operação é realizada em parceria com a Controladoria-Geral da União e integra um esforço de intensificação do controle sobre a aplicação de recursos federais transferidos diretamente a estados e municípios.

Até a última atualização desta matéria, os citados não haviam se manifestado sobre as diligências realizadas no prédio Van Gogh. O espaço segue aberto para posicionamentos.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.