A aquisição da Unidade Odontológica Móvel (UOM), equipada com consultório completo, raio-x, gerador de energia e instrumentos especializados, transformou a realidade da saúde bucal em Mâncio Lima. A estrutura possibilitou a ampliação dos atendimentos nas comunidades rurais e ribeirinhas, oferecendo desde ações preventivas até restaurações, tratamentos de canal, limpezas, pequenas cirurgias, extrações e próteses dentárias, consolidando um novo tempo na atenção primária à saúde no município.
O trabalho chamou atenção e garantiu a Mâncio Lima um convite para apresentar o projeto “Mâncio Lima: promovendo os sorrisos mais ocidentais do Brasil” na 43ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), realizado de 28 a 31 de janeiro de 2026, no Expo Center Norte. Considerado o maior evento de odontologia da América Latina e referência mundial, o congresso é organizado pela APCD e reúne profissionais de diversos países, oferecendo atualização científica, cursos, networking e uma ampla feira de tecnologias inovadoras.
Entre mais de 400 municípios brasileiros que receberam a unidade móvel do Governo Federal, Mâncio Lima foi o único do Acre e do Brasil convidado a apresentar sua experiência. O destaque foi a ação realizada em dezembro do ano passado, quando a unidade odontológica foi embarcada em uma balsa e percorreu os rios Moa e Azul durante oito dias, levando atendimento odontológico às comunidades ribeirinhas mais distantes do centro da cidade.
A secretária municipal de Saúde, Rusie Lima, ressaltou que a iniciativa comprova que é possível fazer o SUS acontecer de forma igualitária. “Temos nos esforçado para levar à zona rural e às comunidades ribeirinhas os mesmos serviços ofertados na área urbana. Com a UOM na balsa, oferecemos restaurações, raio-x odontológico, limpezas e outros procedimentos, garantindo o princípio da equidade no SUS. O prefeito Zé Luiz tem sensibilidade em pensar nos nossos ribeirinhos e moradores de ramais, para que se sintam atendidos, respeitados e vistos pela gestão”.
A gestora também destacou a emoção de ver um programa local ganhar reconhecimento internacional. “Ser reconhecida em um congresso com participantes de vários países não tem preço. Ver pessoas emocionadas, chorando com a apresentação, e receber tantos elogios pelo trabalho que estamos realizando é algo que só nos faz agradecer a Deus e ao apoio constante do prefeito. Mâncio Lima, a cidade mais ocidental do Brasil, foi apresentada ao mundo”, destacou.
A palestra foi conduzida pela coordenadora do projeto, a cirurgiã-dentista Carla Venina Siqueira Rocha, natural de Mâncio Lima e atuante há mais de sete anos na área. Emocionada, ela destacou o orgulho de representar sua cidade em um evento de relevância internacional: “Levar o nome de Mâncio Lima e do Acre ao maior congresso de odontologia da América Latina foi uma grande responsabilidade, mas também uma honra imensa. Mostrar que é possível garantir equidade no SUS, levando a unidade odontológica móvel até comunidades ribeirinhas, foi muito gratificante. Sou realizada por trabalhar onde nasci, levando atendimento humanizado a quem mais precisa”, pontuou.
O projeto chamou atenção pelo caráter ousado e inovador. Pela primeira vez, a van odontológica foi embarcada em uma balsa construída em madeira por um indígena do povo Nukini, garantindo navegabilidade e segurança para que os serviços chegassem aos lugares mais isolados.
O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luiz, destacou que a dimensão alcançada pelo projeto superou as expectativas da gestão. “Nossa ideia inicial era levar um atendimento digno às comunidades. Mas, quando se inova e se chega onde nunca se chegou, a repercussão é grande. Isso incentiva outros gestores a fazerem o mesmo. Temos no coração a vontade de cuidar das pessoas e levar melhorias a toda a população, especialmente à zona rural e ribeirinha”, finalizou.