Acre

Enchente em Brasileia leva prefeitura a cancelar Carnaval e declarar emergência

Por
Da redação ac24horas

O prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado (Progressistas), anunciou nesta quinta-feira, 29, o cancelamento do Carnaval de época de 2026 devido aos impactos provocados pelas fortes chuvas que atingem o município. A decisão foi tomada diante da gravidade da situação e da necessidade de priorizar a segurança da população.


Segundo dados da Defesa Civil, divulgados pelo portal O Alto Acre, o volume de chuvas já ultrapassou 140 milímetros, provocando a elevação do nível do Rio Acre, que atingiu 9,34 metros, acima da cota de alerta. A previsão é de que o rio suba pelo menos mais um metro nos próximos dias, em decorrência da vazante vinda do município de Assis Brasil.


A coletiva contou com a presença do major Sandro, do Corpo de Bombeiros, do secretário municipal de Obras, Josué Elias, e outros representantes da Prefeitura, imprensa local e convidados. Durante o encontro, foram exibidos vídeos que mostram os estragos causados pela cheia em diversas áreas do município.


De acordo com a Prefeitura, os maiores prejuízos ocorreram na zona rural de Brasiléia. Mais de dez pontes foram danificadas e cerca de 20 linhas de bueiros comprometidas, principalmente nos ramais localizados nos quilômetros 5, 13, 19, 59 e 84. Ao menos três comunidades permanecem isoladas.



No ramal do km 13, o acesso está restrito a motocicletas ou deslocamento a pé. Já no km 59, somado a outros 18 quilômetros de ramal, a região segue isolada após o rompimento da ponte do Glória. Em diversos pontos, os igarapés transbordaram, provocando destruição ou danos significativos às estruturas de passagem.


O prejuízo estimado pela Prefeitura é de aproximadamente R$ 1,5 milhão. A administração municipal informou ainda que não possui dotação orçamentária específica para enfrentar desastres naturais dessa magnitude, o que motivou a decretação de situação de emergência.


O prefeito Carlinho do Pelado também anunciou que seguirá para Brasília para se reunir com ministérios, a bancada federal acreana e ao menos 16 prefeitos, com apoio da Associação dos Municípios do Acre (Amac), para solicitar recursos emergenciais, principalmente para a reconstrução de pontes e recuperação dos ramais mais populosos.


Diante do cenário, o gestor confirmou o cancelamento do Carnaval da época de 2026. “A prioridade é cuidar de vidas e das pessoas”, afirmou.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas