Menu

Acre, Rondônia e Amapá terão menores reduções nas tarifas de energia em 2026

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu que três estados da região Norte, Acre, Rondônia e Amapá, terão reduções menores nas tarifas de energia em 2026. A medida se deve ao fato de que essas concessionárias já haviam antecipado o uso de recursos do UBP (Uso do Bem Público) em 2025, programa que redistribui royalties pagos por geradores hidrelétricos para reduzir custos aos consumidores. O valor da redução da tarifa ainda será definido pela Aneel.

Segundo a Aneel, os demais estados atendidos pelas distribuidoras da região Norte e Nordeste, além de Mato Grosso e parte do Norte de Minas Gerais e Espírito Santo, poderão ter alívios tarifários em torno de 12% com a aplicação dos recursos do UBP. No entanto, nos três estados do Norte que anteciparam a verba, os descontos serão menores.

Anúncio

Os diretores da Aneel alertaram que a redução é uma medida conjuntural e não estrutural, ou seja, as tarifas dessas distribuidoras voltarão a subir no ano seguinte, sem garantia de manutenção do benefício nos exercícios subsequentes.

A diretora relatora do caso, Agnes da Costa, explicou que a medida prevê a aplicação de percentual igualitário das reduções entre as concessionárias, com benefícios maiores para consumidores de menor porte. O diretor Fernando Mosna apresentou um voto divergente, sugerindo que cerca de 12% do total fosse distribuído de acordo com índices que considerassem a complexidade socioeconômica de cada distribuidora, mas o processo foi retirado de pauta para análise dessa proposta.

Os diretores da Aneel reforçaram que a redução tarifária é conjuntural e não estrutural, ou seja, após 2026 as tarifas voltam a subir. A medida beneficia diretamente os consumidores cativos, como residências e pequenos negócios, nas regiões atendidas pelas distribuidoras envolvidas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.