Menu

PF apreende helicóptero e bens de luxo em operação contra extração ilegal no Pará

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Federal apreendeu um helicóptero, joias, um carro e outros bens de alto valor durante a Operação Nêmesis, deflagrada nesta terça-feira (27) na zona rural de Marabá, no sudeste do Pará. A ação investiga crimes ambientais e a extração ilegal de manganês, com comercialização clandestina do minério em larga escala, inclusive para a China.

A Justiça Federal determinou o bloqueio de R$ 24 milhões e autorizou o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva em Belém e Parauapebas (PA), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG).

Anúncio

Segundo a PF, o grupo movimentava valores milionários por meio da venda fraudulenta do minério, extraído em áreas sem título minerário e sem autorização ambiental, na localidade de Vila União, a cerca de 140 quilômetros de Marabá.

As investigações apontam que os envolvidos utilizavam notas fiscais adulteradas para “esquentar” o manganês e viabilizar exportações irregulares. A organização criminosa contava com a atuação de mineradoras, intermediários logísticos e operadores financeiros para ocultar a origem ilícita do produto.

A Operação Nêmesis é desdobramento de ações anteriores contra o mesmo esquema, como as operações Dolos I e II, realizadas em 2024.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.