Menu

MP do Acre apura abandono da Casa dos Povos da Floresta

Foto: David Medeiros
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) instaurou procedimento preparatório para apurar o possível abandono da Casa dos Povos da Floresta, localizada no Parque da Maternidade, em Rio Branco. A medida foi formalizada por meio da Portaria nº 0004/2026/PHABURBAN, assinada pelo promotor de Justiça Luis Henrique Correa Rolim, da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Habitação e Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural.

A iniciativa busca investigar possíveis irregularidades relacionadas à conservação do espaço, considerado de relevância histórica e cultural, além de apurar eventuais responsabilidades por danos ou ameaças ao patrimônio público.

Anúncio

Na portaria, o MPAC destaca que a proteção do patrimônio cultural possui amparo constitucional, conforme os artigos 215, 216 e 225 da Constituição Federal, que garantem o direito de acesso à cultura, a valorização do patrimônio histórico e a preservação do meio ambiente equilibrado para as presentes e futuras gerações. O documento também ressalta que é dever do poder público e da coletividade defender e proteger bens de valor histórico, artístico, cultural, paisagístico e ambiental.

Entre as providências iniciais, o Ministério Público determinou a nomeação da servidora Anna Bellatriz Maia Dantas e da estagiária Suellen Ferreira do Nascimento como secretárias do procedimento, o registro e autuação do caso, a publicação da portaria no Diário Eletrônico do MPAC e o acompanhamento do prazo inicial de 90 dias para a conclusão do procedimento, conforme normas do Conselho Nacional do Ministério Público.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.