O ministro da Educação, Camilo Santana, cumpre agenda oficial no Amapá nesta terça-feira (27), com inaugurações e visitas a obras nas estruturas da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Os compromissos contam com a presença do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
A programação tem início às 9h, com visita ao Hospital Universitário da Unifap e inauguração do Centro de Diagnóstico por Imagem. Às 10h30, serão entregues o novo prédio do Departamento de Educação, no Campus Marco Zero, e o Bloco C do Campus Binacional de Oiapoque.
No período da tarde, às 14h, o ministro visita as obras da reitoria do Ifap e participa da assinatura do Termo de Autorização para o início da construção do Campus Fluvial, projeto voltado ao atendimento educacional de comunidades ribeirinhas.
Durante a agenda, Camilo Santana também realiza a entrega de unidades da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) e de vales-computadores do programa Mais Professores para o Brasil.
Considerado um dos projetos mais aguardados, o Campus Fluvial contará com uma embarcação adaptada com salas de aula, sistema de energia solar, estrutura sustentável de coleta e tratamento de resíduos, além de uma equipe formada por 40 professores e 26 técnicos. A expectativa é ofertar até 800 matrículas por ano, com atendimentos em regime de alternância.
De acordo com a reitoria, a iniciativa tem como objetivo reduzir a evasão escolar, ampliar o acesso à educação e promover cidadania em regiões de difícil acesso.