Acre 01

Com recursos próprios, prefeitura de Rio Branco entrega reforma da Escola Angelina Gonçalves

Por
Da redação ac24horas

A Prefeitura de Rio Branco entregou nesta terça-feira, 27, a Escola Municipal de Educação Infantil Angelina Gonçalves de Souza, após reforma e ampliação realizadas com investimento de R$ 963.945,00, provenientes de recursos próprios do município. A unidade, localizada na capital acreana, passou por intervenções estruturais e foi oficialmente credenciada pelo Conselho Municipal de Educação, garantindo melhores condições de ensino, acessibilidade e ampliação do atendimento às crianças da comunidade.


Durante a solenidade de entrega, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), destacou que a educação sempre foi prioridade em sua trajetória como gestor público e professor aposentado. “Olha, todo mundo sabe que a nossa gestão sempre foi, sempre priorizou a educação. Como professor que sou, e me aposentei como professor, eu sempre entendi que nós precisamos fazer investimentos o mais alto possível na educação. Isso eu fiz lá em Acrelândia, quando prefeito, quando lá a gente implantou o primeiro transporte para a educação da Amazônia, que foi lá em Acrelândia, primeira escola rural centralizada, uniforme que foi lá, e aqui a gente fez a mesma coisa”, destacou.


Foto: David Medeiros/ac24horas

O prefeito lembrou ainda que, ao assumir a gestão, encontrou unidades escolares em condições precárias, inclusive, a Angelina Gonçalves. “E chegando aqui, infelizmente, a gente encontrou, mesmo sendo uma capital, prédios das nossas escolas que estavam praticamente abandonados, como esse daqui. Eu ouvi um relato assim, que o professor confessou, que trabalha aqui há 18 anos, que esse aqui estava muito, mas muito feio, e isso daqui, nós acabamos fazendo um investimento de mais de um milhão de reais, ampliando, inclusive, salas de aula, banheiro e tal, porque nós queremos que as nossas escolas tenham um padrão de excelência, para atender as nossas crianças, para receber as nossas crianças, para que a gente possa ter qualidade na educação”, ressaltou.


Bocalom ressaltou que os investimentos vão além da infraestrutura e incluem inovação pedagógica.“Nós estamos fazendo investimento de todo jeito, investimento com mente inovadora, investimento com os tablets, com a robótica, que é uma coisa de primeiro mundo, isso sim é de primeiro mundo. Então, tudo isso, precisamos ter um ambiente também que esteja à altura de todos esses investimentos que a gente está fazendo”, pontuou.


Segundo ele, o trabalho integrado da equipe da Secretaria Municipal de Educação tem sido fundamental para os avanços obtidos. “E os ambientes, a gente está renovando tudo, o nosso secretário Pusteni tem dado a sua vida por isso daqui, juntamente com toda a sua equipe, então eu estou muito feliz que a nossa educação, devagarzinho, ela está crescendo, melhorando, cada dia que passa, e, com certeza, se destacando a nível nacional”, acrescentou.


Foto: David Medeiros/ac24horas

Ao ser questionado sobre os reflexos dos investimentos nos indicadores educacionais, o prefeito citou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “A prova está aí, ninguém acreditava que o Rio Branco fosse estar na segunda posição do último Ideb, por quê? Porque a gente passou por uma pandemia, a gente sabe da situação, são nossas famílias muito diferentes, de famílias que moram em São Paulo, moram em Curitiba, e nós aqui das capitais somos o segundo. Então, a nível de Brasil, isso mostra a dedicação da nossa equipe, o compromisso da nossa equipe com a qualidade da educação”, finalizou.


A diretora da Escola Angelina Gonçalves, Aurilene Cardoso, destacou que a reforma e o credenciamento transformaram completamente a realidade da unidade. “Melhora todo o atendimento da escola. Então, assim, o credenciamento, ele é um documento emitido pelo Conselho Municipal de Educação, esse documento, ele segue uma série de critérios da legislação. Então, hoje a nossa escola é uma escola que tem acessibilidade, é uma escola ampla, é uma escola digna para as nossas crianças.Então, assim, quem conheceu o antes e o depois dessa escola, meu Deus, é uma mudança que a comunidade há muito tempo almejava, e a gente está muito grato por essa reforma e ampliação da escola”, explicou.


Aurilene também explicou que o credenciamento impacta diretamente na ampliação do atendimento e na capacidade de captação de recursos. “Sim, com certeza, porque a gente melhora a qualidade de atendimento, e aí essa parte de recurso é mais com a questão da Secretaria Municipal, mas com certeza, sim, porque a gente aumenta a quantidade de número de matrículas. Então, só esse fator já aumenta”, afirmou.


Foto: David Medeiros/ac24horas

O secretário municipal de Educação, Alysson Bestene (Progressistas), reforçou que os investimentos fazem parte de uma política contínua de valorização da educação pública em Rio Branco. “Olha, a gente tem buscado cada vez mais fazer investimentos na educação para dar uma educação de qualidade, isso traz dignidade, valorização para os profissionais e, principalmente, uma educação para as nossas crianças”, destacou.


O gestor destacou o avanço do município em comparação com grandes capitais brasileiras. “Recentemente, a gente tem se classificado acima de grandes capitais na qualidade do acesso à educação, isso fruto de muitos investimentos na gestão do prefeito Bocalom. É bom relembrar que antes só tínhamos uma escola credenciada, e agora nós estamos já com seis escolas credenciais no total, e tudo isso traz cada vez mais acessibilidade, melhores condições para ter um ensino de qualidade”, ressaltou.


Foto: David Medeiros/ac24horas

“É isso que a gente tem buscado, não somente na estrutura física da escola, mas trazendo bons materiais, capacitando professores, também colocando tecnologia, robótica, tablet, também melhorando a alimentação, trazendo um uniforme. E agora, esse ano, nós temos novidades, a gente vai estar trazendo tênis para as nossas crianças e também os uniformes para os nossos profissionais, para os professores. Tudo isso, a gente sabe que, através da educação, a gente transforma uma cidade, a gente transforma as pessoas, trazendo uma educação de qualidade, principalmente na nossa base, nas nossas crianças. E a gente não vai medir esforços para cada vez mais ajudar essas crianças através da educação”, acrescentou.



Compartilhe
Por
Da redação ac24horas