Blog do Crica

Bocalom não teme ter sua candidatura vetada pelo PL

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

“Não tenho motivo para temer um veto da direção nacional do PL à minha candidatura ao governo. Sou mais direita que os candidatos que se dizem de direita, venho dos tempos da ARENA, PSD e agora o PP. Quando fui do PSDB, o partido era oposição ao PT. E sou honesto”, disse ontem o prefeito Tião Bocalom (PL) ao BLOG. A incerteza que ronda a candidatura de Bocalom, é o senador Márcio Bittar (PL) ter dito reiteradas vezes, que a prioridade do PL é a sua reeleição para o Senado. No lançamento da candidatura de Bocalom, Bittar não se fez presente, não mandou representante e nem uma live. Desde então, o senador Márcio Bittar (PL) entrou em modo mutismo e não dá entrevista sobre o assunto. Pelo andar da carruagem, essa é uma decisão que vai cair no colo da direção nacional do PL, que dirá se libera ou não a candidatura de Bocalom ao governo. A confusão está feita. Virou um angu de caroço.


NÃO ABRE A BOCA


Por mais que seja provocado com perguntas sobre a chapa majoritária do PL, o senador Márcio Bittar se nega a falar e disse que só o fará mais na frente. Não se sabe que segredo o Bittar guarda para o desfecho do caso.


JOGANDO PESADO


O chefe de gabinete do governador Gladson Cameli, Jonathan Donadoni, tem feito um verdadeiro arrastão na cooptação de lideranças, prefeitos e deputados estaduais, para apoiar a campanha de Fábio Rueda para a Câmara Federal, ante o olhar atônito dos demais candidatos da base do governo. Se esse cabra não se eleger é por ser muito ruim de votos.


QUEM MANDA SOU EU


O governador Gladson Cameli colocou a jornalista Silvânia Pinheiro como chefe de gabinete da vice-governadora Mailza Assis. Foi como um recado: vou sair, mas vou continuar mandando. A Silvânia é o coração, os olhos e os ouvidos do Cameli. Ninguém é mais forte do que ela na amizade com ele. É da sua extrema confiança de longas datas.


APENAS NA COMUNICAÇÃO


Foi minha colega de redação na GAZETA, a conheço de décadas. Não vai acrescentar politicamente nada à Mailza no quesito articulação política, não é a sua praia; mas, por certo melhorará as relações da Mailza com a imprensa, onde a Silvânia tem livre trânsito e é respeitada pelo profissionalismo e por se relacionar bem com a categoria.


VICE DO ALTO ACRE


Caso aconteça a aliança com o MDB, a vice-governadora Mailza Assis não precisará de um vice do Juruá, não somaria nada à chapa. Precisa de um bom nome, experiente, respeitado, no colégio eleitoral do Alto Acre, que é onde se decidirá a eleição para governador. E onde o líder das pesquisas, senador Alan Rick (UB) tem seu maior nicho de votos.


NÃO PENSE SER MOLEZA


O ex-prefeito James Gomes, mesmo sendo um exímio articulador politico, não terá facilidade para eleger o sobrinho e filho da prefeita Rosana Gomes, Eduardo Gomes, a deputado estadual. Senador Guiomard é um dos redutos políticos mais furados do Acre por candidatos a deputado. Eduardo vai precisar de muito mais para se eleger do que dizer na campanha ser filho da prefeita Rosana Gomes.


ESTÁ COM PRESTÍGIO


Quem vai estar no Acre no dia 24, para participar da posse do deputado Afonso Fernandes (Solidariedade), na presidência do Parlamento Amazônico, é o ex-deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo, inimigo declarado das ONGS e contra a preservação da floresta amazônica, defendendo que a região deve ser aberta para a exploração das riquezas minerais e madeireiras. E inimigo declarado das teses da ministra Marina Silva.


PARA REFLEXÃO


“Um país em que é preciso acorrentar canetas em locais públicos não se pode esperar muita coisa”. Clodovil Hernandes, estilista e apresentador de programas de televisão.


O vice-prefeito de Brasiléia, Amaral do Gelo, presidente do diretório municipal do PL, colocou gasolina na fogueira na confusão já existente no partido. Soltou uma nota em apoio à candidatura do prefeito Tião Bocalom (PL) ao governo, que não tem tido apoio do senador Márcio Bittar (PL).


RACHA NA PREFEITURA


A NOTA também embute outra situação política: o prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, apoia a candidatura de Mailza Assis (PP) ao governo. O fato mostra que ambos estão em rota de colisão, falando línguas diferentes na sucessão estadual.


ABORTO DE SORTE


Nem a ex-deputada Leila Galvão (MDB) e nem a ex-prefeita Fernanda Hassem (PP), sonhem com a possibilidade de se elegerem deputadas federais apenas com os votos de Brasiléia, Assis Brasil e Epitaciolândia. Isso aconteceu com o ex-deputado federal Zico Bronzeado, por um aborto de sorte. Ambas terão que buscar votos em outras regiões.


QUESTÃO FECHADA


O ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) não quer nem ouvir falar em ser vice em alguma chapa para o governo. Tem trauma de quando foi vice numa candidatura maluca ao governo do Jorge Viana. Seu foco é o de buscar uma vaga de deputado estadual.


PDT SEM CHAPA


O deputado Chico Viga (PDT) não acredita que seu partido terá chapa de deputado estadual, e deve disputar a reeleição por outra sigla. O PDT já não teve chapa para vereador da capital. Perdeu o antigo protagonismo nas disputas eleitorais. Virou nanico.


EDSON CARNEIRO


Um nome novo que deve surgir na disputa de uma vaga de deputado estadual. Foi meu colega na Faculdade de Direito, Edson Carneiro. Uma opção extremamente qualificada.


BELHO TRABALHO


Quem faz um belo trabalho na área de assistência social da PMRB, é o Ivan Ferreira, no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade. Registro.


FRASE MARCANTE


” A cada cem homens existem apenas um com quem vale a pena discutir. Quantos aos outros, melhor deixar que digam o que lhes passa pela cabeça, porque é um direito dos homens serem idiotas”. Arthur Schopenhauer.


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge