Menu

Rio Branco recebe lançamento do livro “O Encenador e a Floresta”, de João das Neves

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O livro “O Encenador e a Floresta”, do dramaturgo, diretor e ator João das Neves, será lançado no Acre nesta quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, às 19h, na Usina de Arte João Donato, em Rio Branco (AC). A obra reúne textos fundamentais da trajetória do artista e um diário inédito escrito durante o período em que viveu no estado, entre 1986 e 1991, quando desenvolveu uma intensa relação com a floresta amazônica e com os povos indígenas.

O lançamento contará com uma programação artística especial, que inclui leitura de trechos do livro e interpretações musicais de espetáculos marcantes da carreira de João das Neves, realizadas por atores e músicos acreanos que trabalharam diretamente com o encenador. O evento terá ainda a participação de Titane, cantora e parceira artística de João das Neves em diferentes momentos de sua trajetória.

Anúncio

Publicada em coedição pela Associação Campo das Vertentes e pela Relicário Edições, a obra aborda as relações entre as artes cênicas e o universo indígena, a partir de textos do próprio autor, incluindo o inédito “Diário de Viagem ao Yurayá”, escrito durante sua convivência com o povo Huni Kuin, ao longo do Rio Jordão, no interior do Acre. O livro tem prefácio de Ailton Krenak e ilustração de capa do coletivo MAKHU – Movimento dos Artistas Huni Kuin, coordenado por Ibã Huni Kuin, além de posfácio assinado por Mara Vanessa Fonseca Dutra, que contextualiza a presença de João das Neves no Acre e sua contribuição cultural no período.

A obra também revisita a criação do Grupo Poronga de Teatro e a chamada trilogia acreana do autor — Caderno de Acontecimentos, Tributo a Chico Mendes e Yurayá – o rio do nosso corpo —, considerada um marco na história do teatro amazônico e brasileiro.

O lançamento em Rio Branco reafirma a profunda ligação de João das Neves com o Acre e celebra o legado artístico, político e cultural de um dos mais importantes nomes do teatro nacional, cuja obra segue inspirando novas gerações de artistas e pensadores.

Realização e apoios

O lançamento do livro em Rio Branco é uma realização da Relicário Edições e da Associação Campo das Vertentes, com apoio do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).

O projeto conta ainda com o apoio institucional da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio do Programa Funarte Retomada 2023 – Teatro.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.