Menu

Rio Branco recebe lançamento do livro “O Encenador e a Floresta”, de João das Neves

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O livro “O Encenador e a Floresta”, do dramaturgo, diretor e ator João das Neves, será lançado no Acre nesta quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, às 19h, na Usina de Arte João Donato, em Rio Branco (AC). A obra reúne textos fundamentais da trajetória do artista e um diário inédito escrito durante o período em que viveu no estado, entre 1986 e 1991, quando desenvolveu uma intensa relação com a floresta amazônica e com os povos indígenas.


O lançamento contará com uma programação artística especial, que inclui leitura de trechos do livro e interpretações musicais de espetáculos marcantes da carreira de João das Neves, realizadas por atores e músicos acreanos que trabalharam diretamente com o encenador. O evento terá ainda a participação de Titane, cantora e parceira artística de João das Neves em diferentes momentos de sua trajetória.

Anúncio


Publicada em coedição pela Associação Campo das Vertentes e pela Relicário Edições, a obra aborda as relações entre as artes cênicas e o universo indígena, a partir de textos do próprio autor, incluindo o inédito “Diário de Viagem ao Yurayá”, escrito durante sua convivência com o povo Huni Kuin, ao longo do Rio Jordão, no interior do Acre. O livro tem prefácio de Ailton Krenak e ilustração de capa do coletivo MAKHU – Movimento dos Artistas Huni Kuin, coordenado por Ibã Huni Kuin, além de posfácio assinado por Mara Vanessa Fonseca Dutra, que contextualiza a presença de João das Neves no Acre e sua contribuição cultural no período.


A obra também revisita a criação do Grupo Poronga de Teatro e a chamada trilogia acreana do autor — Caderno de Acontecimentos, Tributo a Chico Mendes e Yurayá – o rio do nosso corpo —, considerada um marco na história do teatro amazônico e brasileiro.


O lançamento em Rio Branco reafirma a profunda ligação de João das Neves com o Acre e celebra o legado artístico, político e cultural de um dos mais importantes nomes do teatro nacional, cuja obra segue inspirando novas gerações de artistas e pensadores.


Realização e apoios

O lançamento do livro em Rio Branco é uma realização da Relicário Edições e da Associação Campo das Vertentes, com apoio do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).


O projeto conta ainda com o apoio institucional da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio do Programa Funarte Retomada 2023 – Teatro.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido