Moradores do Ramal Catuaba, localizado no bairro Belo Jardim, em Rio Branco, manifestaram preocupação com o risco de isolamento devido aos danos em uma ponte que dá acesso à comunidade. A situação foi acompanhada pela reportagem do ac24horas Play nesta segunda-feira, 26, que esteve no local e ouviu relatos de moradores afetados pelas fortes chuvas e pela precariedade da estrutura.
Com muita lama e dificuldade para a passagem de veículos, o repórter David Medeiros constatou os transtornos enfrentados pelos produtores rurais da região. O produtor Agostinho Gonçalves da Silva Chavier, de 59 anos, relatou os prejuízos recorrentes nesta época do ano. Segundo ele, o aumento do nível do rio acaba cobrindo a ponte, dificultando o escoamento da produção agrícola.

Foto: David Medeiros
“Todo ano, quando chega o inverno, acontece isso. O rio sobe, a ponte fica coberta e a dificuldade é grande. A gente precisa trazer a produção e fazer o transbordo do outro lado com canoa. Antes tínhamos apoio do governo do Estado, mas agora não temos mais. Quem atravessa a pé paga, e para atravessar de moto estão cobrando R$ 10. Cada produtor usa sua própria canoa para levar a produção até a beira do barranco e só depois consegue pegar o caminhão do outro lado”, afirmou. Agostinho destacou ainda que a ponte já havia rompido anteriormente e que a chuva registrada no domingo foi decisiva para agravar o problema.
Outro morador ouvido pela reportagem foi Raimundo Vanderley, de 60 anos, aposentado e residente no ramal há 14 anos. Ele reforçou a necessidade urgente da construção de uma nova ponte. “Não está fácil. Isso aqui precisa urgentemente de uma ponte boa, que resolva muitos problemas. Tem muitos produtores que dependem desse ramal e, principalmente, dessa ponte”, disse.

Foto: David Medeiros
Raimundo também ressaltou que as dificuldades se repetem todos os anos durante o período chuvoso. “Sempre foi assim. Às vezes melhora por dois ou três meses, mas quando a chuva começa, volta tudo ao normal. A dificuldade é intensa”, completou.
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) informou, por meio do secretário Antônio Cid Rodrigues, que já tomou conhecimento da situação. Segundo ele, o diretor Gustavo deve realizar uma visita técnica ao local. “É uma intercorrência normal aqui na capital. O solo é fraco e as alas das pontes sofrem com esse tipo de problema. Com muito peso, a ala de contenção acaba desmoronando. Estamos atentos a essas ocorrências durante o período invernoso”, afirmou o secretário.

Foto: David Medeiros


















