Menu

Lula tenta evitar que episódio Master desgaste imagem do governo

Foto: CNN/Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta evitar que o episódio envolvendo o Banco Master desgaste a imagem do governo federal.

A avaliação hoje no Palácio do Planalto é de que o principal afetado pelo escândalo tem sido, até agora, o STF (Supremo Tribunal Federal).

Anúncio

E que não cabe uma eventual defesa à postura, por exemplo, do ministro José Dias Toffoli, criticado nos bastidores até mesmo pelo governo petista.

A ideia do presidente é, portanto, blindar o governo federal, mantendo-o afastado do escândalo financeiro e reforçar o papel da Polícia Federal na investigação.

Além disso, salientar que o combate a fraudes não tem classe social e que empresários e banqueiros também devem pagar por eventuais irregularidades.

O petista não deve ainda mobilizar a base aliada a evitar uma CPI do Master no Congresso Nacional. O discurso tem sido o de que comissão parlamentar é uma prerrogativa do Poder Legislativo.

Lula se reuniu no ano passado com o relator do caso, Dias Toffoli, e a expectativa é de que tenham um novo encontro. Nos bastidores, o presidente tem sido crítico à postura de Toffoli.

A avaliação ainda de assessores do governo é de que o tom da nota divulgada pelo presidente da Suprema Corte, Edson Fachin, não ajudou a distensionar a crise.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.