Menu

Cemaden aponta risco moderado de inundação no Acre

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) divulgou nesta segunda-feira, 26, uma previsão de risco geo-hidrológico que indica possibilidade moderada de inundação gradual em áreas ribeirinhas do Acre, especialmente nas regiões intermediárias de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O alerta considera a propagação das ondas de cheia nos rios principais e seus afluentes, associada à previsão de novas chuvas nos próximos dias.

Segundo o órgão federal, o cenário hidrológico no Norte do país é influenciado pela elevação dos níveis dos rios e igarapés, que podem extravasar em pontos vulneráveis, atingindo comunidades ribeirinhas e áreas urbanas com histórico de alagamentos. No Acre, a situação demanda atenção de moradores que vivem próximos às margens dos rios, além do monitoramento contínuo por parte das defesas civis municipais e estadual.

Anúncio

Além do risco hidrológico, o boletim também aponta a possibilidade de eventos geológicos, como deslizamentos de terra, em outras regiões do país, principalmente no Sudeste. No entanto, para o Norte, incluindo o Acre, o principal fator de atenção continua sendo a elevação dos níveis dos rios e a ocorrência de inundações graduais.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.