Menu

Forças de segurança inutilizam dois garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dois garimpos ilegais foram inutilizados em áreas da Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima, durante uma operação realizada nas regiões conhecidas como Garimpo do Brabinho e Garimpo do Barão — pontos recorrentes de exploração ilegal.

A ação ocorreu na última quarta e quinta-feira (21 e 22) e foi conduzida por tropas do Comando Operacional Conjunto Catrimani II, em articulação com a Casa de Governo no Estado.

Anúncio

Durante patrulhamento fluvial, os agentes localizaram estruturas utilizadas na atividade criminosa, além de dois motores e utensílios domésticos abandonados pelos garimpeiros.

De acordo com o Comando, o monitoramento dos rios Uraricoera e Mucajaí vem sendo realizado desde o início da operação, em 2024. As vias fluviais são consideradas estratégicas para o deslocamento de pessoas, equipamentos e insumos do garimpo ilegal.

“A atuação nesses rios é fundamental para o controle de áreas de selva densa, onde o acesso terrestre é restrito e os rios funcionam como corredores logísticos da atividade ilegal”, informou o Comando em nota.

As ações fazem parte de uma estratégia para enfraquecer a logística do garimpo ilegal, impedindo o fluxo de recursos utilizados na exploração criminosa dentro da terra indígena.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.