Narciso em 30 Linhas

Chega de chibatadas

Por
Narciso Mendes

O presidente Donald Trump tem feito dos seus tarifaços a sua chibata preferida.


Entre uma ditadura, ainda que duríssima, como a que existia na Venezuela ao tempo do ditador Nicolás Maduro e uma monarquia absoluta, a exemplo da que existe na Arábia Saudita sob comando do príncipe Mohammed Salman, em qual desses dois regimes você preferiria viver?


Democraticamente falando-se, a resposta é: quanto mais distante de ambos, melhor, até porque se na ditadura Nicolás Maduro era duro um produto bastante escasso e servido a um pequeno grupo de pessoas, na Arábia Saudita, igualmente, só é servido a um grupo ainda mais reduzido.


Daí a pergunta que não pode calar: por que o presidente Donald Trump, assim como os seus antecessores e, certamente seus sucessores apoiarão a Arábia Saudita, enquanto isto e em relação à Venezuela, Donald Trump mandou fazer o que fora feito?


A resposta não poderia ser outra, a não ser: qualquer ditadura que apoie os EUA é sempre bem-vinda, transforma-se no poderíamos chamar, e numa linguagem bastante debochada, de “dita-mole”, enquanto àquelas que os não os apóiam e não pretendam apoiá-los, de dita-dura e portanto, precisa ser eliminada.


Nada mais esclarecedor do que acabou de acontecer, e muito recentemente, na Venezuela. Não me reporto apenas ao sequestro do então ditador Nicolas Maduro, até porque, para o bem da própria democracia venezuelana afastá-lo do poder se fazia absolutamente necessário, mas sim, ao fato da sua atual presidente, Delcy Rodrigues, haver chegado à vice-presidência da Venezuela na mesma eleição que Nicolás Maduro havia sido eleito. Quanto à fraude eleitoral, sabidamente existente, por que para ela não existiu?


Não foi contra a ditadura Venezuela que o presidente Donald Trump se insurgiu, pois se assim fosse, só lhes restaria duas opções: 01- convocar novas eleições. 02- Empossar o candidato Edmundo González, por haver sido o real vencedor das eleições.


Se o ante-chavismo, e a seguir, o anti-madurismo, foi um movimento criado pela opositora Maria Corina Machado e está tendo se tornado inelegível, portanto, não pode ser candidata, por que não ela, e sim, Delcy Rodrigues, uma chavista da gema e com a plena concordância do próprio presidente Donald Trump, foi alçada ao poder?


Historicamente, desde o final da 2ª guerra mundial que os EUA insistem em mandar no mundo, mas nunca com tanto ímpeto quanto agora. Portanto, não será com seus tarifaços que o presidente Donald Trump fará hoje poderosa China dobrar os seus joelhos e nem a Rússia com se mega arsenal atômico.


Compartilhe
Por
Narciso Mendes