Região Norte

Após integração ao sistema nacional, conta de energia em Roraima sobe 23%

Por
Terezinha Moreira

A conta de energia elétrica ficará mais cara em Roraima a partir deste domingo (25). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste tarifário que eleva em 22,9% as tarifas para consumidores residenciais de baixa tensão atendidos pela Roraima Energia.


Os novos valores entram em vigor a partir da data e permanecem válidos até 24 de janeiro de 2027. Além do reajuste anual, os consumidores poderão sentir novos aumentos nos meses em que estiverem em vigor as bandeiras tarifárias, mecanismo que aplica cobranças adicionais quando o custo de geração de energia no país está mais elevado.


Para comércios, indústrias e grandes consumidores conectados em alta tensão, o reajuste pode chegar a quase 29%, a depender do tipo de ligação. Em média, o impacto do aumento no estado será de 24,13%.


Segundo a Aneel, o principal fator para o reajuste é a integração de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), rede que abastece a maior parte do território brasileiro. Antes da mudança, o estado operava de forma isolada, com geração própria de energia.


Em nota, a Roraima Energia destacou que o “reajuste tarifário é definido pela Aneel, com base em regras nacionais e critérios técnicos, com o objetivo de assegurar o equilíbrio econômico do serviço e o funcionamento do sistema elétrico”.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira