Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), abordou hábitos financeiros em pequenos negócios de todo o país em 2025 e revela que 61% dos empreendedores do Acre nunca participaram de cursos ou palestras sobre finanças, ou gestão financeira, índice que coloca o estado com o segundo menor engajamento em capacitação financeira no país.
De acordo com a pesquisa, no recorte regional, o Acre acompanha o padrão observado na região norte, onde 56% dos empresários dizem não ter participado de capacitações financeiras. Ainda assim, o estado apresenta situação mais crítica do que a média regional e permanece distante do sudeste, onde a participação chega a 52%.
Entre os estados, o estudo aponta que o Acre integra o grupo de unidades da federação com menor adesão à capacitação, acima apenas de Pernambuco. Em seguida aparecem Maranhão, Pará e Distrito Federal, todos com 60%. Em contraste, no estado de São Paulo, 59% dos empresários afirmam já ter participado de cursos ou palestras sobre finanças, ou gestão financeira.
O levantamento também indica que a baixa escolaridade pode estar associada a menor acesso à capacitação. Sem detalhar os dados por unidade federação, a pesquisa afirma que, no Brasil, 80% dos pequenos negócios são liderados por empreendedores com, no máximo, ensino médio. Apenas 19% têm formação superior.


















