Foto: Jardy Lopes/ac24horas
A capital do Acre, Rio Branco, aparece na 10ª colocação no ranking das capitais brasileiras com os melhores indicadores de Capital Humano, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Os dados foram divulgados na terça-feira (20).
No levantamento, Rio Branco fica atrás apenas de Vitória (ES), que lidera o ranking nacional, seguida por Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Recife (PE), Cuiabá (MT), Teresina (PI), Palmas (TO) e Natal (RN).
Na outra ponta da tabela, entre as capitais com os piores desempenhos no indicador de Capital Humano, estão Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Macapá (AP).
O pilar de Capital Humano do ranking destaca que a ampliação da qualificação da mão de obra é fundamental para elevar a produtividade, a competitividade e o desenvolvimento econômico e social em nível local. Complementar ao pilar de Educação, o indicador avalia de forma mais direta a formação dos indivíduos para o mercado de trabalho.
Entre os critérios analisados estão a taxa bruta de matrícula no ensino técnico, profissionalizante e superior, além do nível de qualificação dos trabalhadores com vínculo formal de emprego. Com peso de 7,6% na composição geral do ranking, o pilar reforça a importância do investimento em pessoas como estratégia para garantir crescimento sustentável e desenvolvimento de longo prazo nos municípios brasileiros.