Destaque 1

PF deflagra operação contra desmatamento ilegal em assentamento do Incra no Acre

Por
Sandra Assunção

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 21, em Cruzeiro do Sul, a Operação Mata Arrendada II, com o objetivo de reprimir práticas ilegais de desmatamento e apropriação irregular de terras em um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).


A investigação, realizada com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), identificou destruição e indícios de grilagem em mais de 379 hectares de florestas públicas, com danos ambientais estimados em cerca de R$ 2,19 milhões.


Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de sequestro de valores, expedidos pelo Juízo de Garantias da Justiça Federal em Cruzeiro do Sul. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de destruição de florestas especialmente protegidas, desmatamento ilegal, impedir a regeneração de florestas e grilagem de terras públicas.


Segundo as investigações, os responsáveis tinham o objetivo de arrendar os lotes desmatados para criação de gado, atividade incompatível com a destinação pública das áreas de reforma agrária. Além do gravíssimo impacto ambiental, a investigação aponta que os investigados obtiveram vantagem econômica indevida com a exploração irregular das terras da União.


Devido ao caráter lucrativo da prática, a Polícia Federal solicitou judicialmente o sequestro de bens dos investigados, no montante aproximado de R$ 2,19 milhões, para garantir a reparação dos prejuízos ambientais causados.


Compartilhe
Por
Sandra Assunção