A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus, participa de um estudo clínico internacional que testa uma nova estratégia de prevenção ao HIV: a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) oral de uso mensal. A proposta é substituir a ingestão diária de comprimidos, atualmente disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), por uma dose única a cada 30 dias.
A pesquisa é conduzida pela Unidade de Pesquisa Clínica Carlos Borborema, da FMT-HVD, que se torna o único centro da região Norte a integrar o ensaio clínico. O estudo reúne 16 países e deve contar com a participação de cerca de 4,3 mil voluntários.
Considerado padrão-ouro em pesquisa médica, o ensaio garante acompanhamento rigoroso aos participantes, que recebem proteção completa contra o HIV, seja por meio da PrEP diária já ofertada pelo SUS ou da nova formulação mensal em avaliação.
Os voluntários serão acompanhados por um período de dois anos e meio, com consultas regulares, atendimento multiprofissional, realização de exames laboratoriais e fornecimento gratuito das medicações.
O estudo está aberto a pessoas com mais de 18 anos, sexualmente ativas, que não vivem com HIV e pertencem a grupos com maior risco de infecção, como mulheres trans e travestis; homens cisgêneros que fazem sexo com homens cis e/ou mulheres trans; além de homens trans e pessoas não binárias que praticam sexo anal.
A participação é voluntária, gratuita e sigilosa, seguindo rigorosamente as normas éticas nacionais e internacionais.