O Carnaval 2026 de Cruzeiro do Sul será realizado pela Prefeitura nos dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro, de sábado a terça-feira, na Praça Orleir Cameli, no Centro da cidade. Entre as novidades está a mudança no horário de início da folia, que passará a ser às 17h, com término às 3h da madrugada. As matinês terão início às 15h e contarão com concursos de fantasia infantil.
Cultura, concursos e blocos
O secretário municipal de Cultura, Flavio Rosas, anunciou o lançamento de três editais para o Carnaval: escolha das realezas, concurso de fantasias infantis e incentivo aos blocos carnavalescos. Segundo ele, os blocos trarão suas representações culturais para a avenida, enquanto os concursos de realeza e fantasia infantil seguem como atrativos. “Estamos lançando o edital da Realeza do Carnaval, o edital do Concurso de Fantasias Infantis e o edital de incentivo aos blocos carnavalescos, que é uma novidade deste ano. Os blocos não terão concurso, mas receberão incentivo financeiro para fortalecer o desfile”, explicou.
As inscrições para o concurso de melhor fantasia infantil ocorrerão no dia da matinê, na praça do Centro Cultural. “O concurso infantil acontece durante as matinês e é sempre muito aguardado pelas famílias. Já os blocos representam um resgate cultural importante para o nosso Carnaval”, complementou Rosas.
Estrutura e empreendedores
A festa contará com cerca de 80 empreendedores que venderão alimentos e bebidas, além de ambulantes. “A estrutura já está sendo planejada, principalmente a parte dos empreendedores. Teremos em torno de 80 empreendedores na praça, além dos ambulantes. Já lançamos os editais relacionados aos atrativos do Carnaval, como a volta dos blocos, a realeza e o concurso infantil das matinês”, destacou o secretário da Casa Civil, Ney Williams.
Além disso, será montada uma tenda integrada com serviços das áreas de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, oferecendo suporte ao público durante o evento.
Segurança pública e privada
A segurança da festa também já está garantida. Além da Polícia Militar, com cerca de 40 policiais, serão contratados seguranças particulares para reforço.
O Tenente Bruno Fernandes, representando a PM, afirmou. “Estamos em fase de planejamento para reforçar o policiamento durante toda a programação, desde o início das festividades até a madrugada, tanto no local do evento quanto nas áreas de acesso e adjacências.”
O Corpo de Bombeiros e o Samu estarão presentes em todas as noites de carnaval, garantindo mais segurança aos foliões.
O secretário municipal de Trânsito e Transporte, Jonas Saraiva, afirmou que as intervenções no trânsito serão mínimas, visando não prejudicar a rotina da cidade. “Algumas vias serão interditadas apenas para a montagem da estrutura, mas vamos garantir a fluidez para não atrapalhar o comércio e o deslocamento das pessoas”, explicou, destacando que o Detran atuará de forma integrada no apoio à organização do tráfego.
O planejamento do evento envolveu representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Detran e diversas secretarias municipais, incluindo Cultura, Turismo, Saúde, Obras, Trânsito, Assistência Social e Meio Ambiente. “Alinhadas as ações, definimos as responsabilidades para garantir a organização, segurança e estrutura do Carnaval, que realizamos todo ano”, afirmou a vice-prefeita Delcimar Leite.
O lançamento oficial da programação será no dia 7 de fevereiro, pelo prefeito Zequinha Lima, durante evento na Vila Olímpica.