O presidente estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Acre, Vagner Sales, afirmou ao ac24horas nesta terça-feira (20) que o presidente nacional do partido, o deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP), virá ao estado em data ainda a ser definida para anunciar oficialmente a aliança do MDB para a pré-candidatura ao governo do Acre nas eleições de 2026.
VEJA TAMBÉM: Gladson encontra presidente nacional do MDB para “estreitar laços”
Segundo Vagner Sales, o partido segue em diálogo direto com a vice-governadora Mailza Assis (PP), pré-candidata ao Palácio Rio Branco, e as tratativas estariam em estágio avançado. “O MDB continua em diálogo com a candidata a governadora Mailza Assis e as discussões estão bastante adiantadas. Tudo está seguindo seu curso natural e logo teremos um anúncio importante. O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, virá ao Acre em breve para juntos revelarmos nossa aliança”, declarou.
Questionado sobre a data para o anúncio oficial da aliança, Vagner Sales afirmou que a definição não está mais nas mãos do MDB estadual. “Não depende mais de mim, depende apenas do PP e à Mailza confirmar e acertar as reivindicações emedebistas para que o presidente nacional venha ao Acre”, explicou.
A sinalização pública reforça o movimento político iniciado nos bastidores nas últimas semanas, especialmente após o governador Gladson Cameli (PP) ter se reunido pessoalmente com Baleia Rossi, em Brasília, no dia 10 de dezembro do ano passado. À época, o encontro foi interpretado como uma articulação direta do chefe do Executivo estadual junto à cúpula nacional do MDB para consolidar o apoio do partido ao projeto governista de sucessão.
A declaração de Sales também enterra a pretensão do Republicanos, que tem como pré-candidato ao governo o senador Alan Rick, de obter o apoio do MDB. Internamente, o partido tem defendido que a decisão leve em conta os interesses partidários, como a formação de chapas competitivas para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal.