Foto: gladsoncameli/Instagram
O governador do Acre e presidente da executiva estadual do Progressistas (PP), Gladson Cameli, confirmou nesta terça-feira, 20, que o partido mantém negociações avançadas com o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) visando uma possível aliança para as eleições de 2026. A declaração foi dada por meio de sua assessoria, após questionamento do ac24horas sobre o estágio das conversas com a legenda emedebista.
Segundo a nota encaminhada, o PP reconhece que o diálogo com o MDB está em fase adiantada, mas ainda não foi concluído. “O PP está em processo de adiantada conversação com o MDB. Quando essas conversas tiverem finalizadas, vamos anunciar”, informou o governador, em resposta direta às recentes declarações do presidente estadual do MDB, Vagner Sales.
A manifestação de Gladson Cameli ocorreu em meio ao debate público sobre a formação de alianças para a disputa ao governo do Acre em 2026. Nesta manhã, Vagner Sales afirmou que as conversas entre MDB e a vice-governadora Mailza Assis (PP), pré-candidata ao Palácio Rio Branco, estão avançadas e que a definição da data para o anúncio oficial da aliança depende agora do Progressistas. Segundo ele, a vinda do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, ao Acre para oficializar o acordo estaria condicionada justamente à conclusão dessas tratativas com o PP.
A assessoria do governador, por sua vez, não detalhou prazos nem comentou sobre eventuais exigências feitas pelo MDB, limitando-se a reforçar que o anúncio ocorrerá somente após o encerramento das negociações. Ainda assim, a confirmação de que o diálogo está em estágio avançado reforça a leitura de que há convergência entre as duas siglas, embora o acordo ainda não esteja formalizado.
Gladson Cameli se reuniu pessoalmente com Baleia Rossi, em Brasília, em dezembro. O encontro foi interpretado como um gesto claro de articulação junto à direção nacional do MDB para fortalecer o projeto político do grupo governista no Acre.