O senador Marcio Bittar (PL-AC) anunciou nesta terça-feira (20), por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, que irá se juntar à “caminhada pela liberdade” iniciada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que percorre mais de 200 quilômetros entre Paracatu, no interior de Minas Gerais, e Brasília. A mobilização começou na segunda-feira (19) e tem previsão de chegada à capital federal no domingo (25).
Segundo Nikolas Ferreira, a caminhada tem como objetivo protestar contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e três meses de prisão, além de chamar atenção para a situação jurídica dos presos relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023.
No vídeo, Bittar afirmou que cancelou compromissos pessoais durante o recesso parlamentar para participar da mobilização. “Do Acre, em nome do Brasil, eu cancelei as minhas viagens nesse mês de janeiro do recesso para participar com o deputado Nikolas e vários outros colegas numa caminhada ao longo de 200 quilômetros em nome da liberdade dos presos políticos do Brasil”, declarou.
O senador também classificou Jair Bolsonaro e os envolvidos nos atos de 8 de janeiro como presos políticos. “O presidente Bolsonaro e todos os do dia 8 de janeiro são presos políticos que estão pagando por um crime que não cometeram”, disse.
Ainda segundo Bittar, a caminhada representa um gesto simbólico de mobilização política. “Isso é um ato de luta, de resiliência e de resistência”, afirmou. O senador destacou ainda o simbolismo de sua participação a partir do Acre. “Lá do Acre, a terra que é Brasil, por muita luta eu trago de lá a esperança e a bravura do povo acreano, para nos somar a outros parlamentares políticos do Brasil inteiro nessa luta que só terá fim quando conseguirmos a anistia”, completou.
Nikolas Ferreira anunciou a caminhada na última semana, em vídeo divulgado nas redes sociais, e afirmou esperar ser recebido por apoiadores em uma manifestação em Brasília. A iniciativa tem contado com a adesão de parlamentares e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e vem sendo divulgada diariamente nas plataformas digitais dos participantes.


















