Estão abertas as inscrições para cursos profissionalizantes destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica no Acre. A iniciativa integra o projeto Mulher, Igualdade e Dignidade, lançado pelo governo do Estado por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), e oferta, nesta primeira etapa, 140 vagas em diferentes municípios.
As inscrições começaram nesta segunda-feira (19) e seguem até quarta-feira (21), sendo realizadas exclusivamente de forma presencial nos municípios de Rio Branco, Capixaba, Senador Guiomard e Sena Madureira. As vagas são distribuídas entre os cursos de cabeleireiro, corte e costura e manicure e pedicure.
O projeto é voltado para mulheres cis e transgênero que desejam aprender uma nova profissão, aprimorar conhecimentos, ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho ou investir no empreendedorismo.
Do total de vagas ofertadas nesta fase, 30 são destinadas a Capixaba, no curso de corte e costura; 30 para Senador Guiomard, em manicure e pedicure; outras 30 para Sena Madureira, também em manicure e pedicure; além de 25 vagas para Rio Branco e 25 para Sena Madureira, no curso de cabeleireiro.
Para participar, as candidatas precisam ter, no mínimo, 16 anos de idade, ensino fundamental completo e preencher corretamente o formulário de inscrição no local indicado. A seleção será feita por meio de sorteio público, de acordo com o número de vagas por curso e município, marcado para o dia 21 de janeiro, às 11h, no próprio local das inscrições.
As candidatas sorteadas dentro do número de vagas serão matriculadas, enquanto as demais formarão cadastro de reserva. Caso alguma selecionada não efetive a matrícula no prazo estabelecido, a vaga será destinada à próxima candidata classificada no cadastro.
Ao todo, o projeto Mulher, Igualdade e Dignidade prevê a qualificação de 255 mulheres em todo o estado. O resultado final, com a lista das candidatas selecionadas, será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na sexta-feira, dia 30.
Locais e horários de inscrição
Capixaba: Escola Argentina Pereira Feitosa, rua Francisco Cordeiro de Andrade s/n, Centro, das 7h às 11h;
Rio Branco: Cept Campos Pereira, rua José Brandão, 49, Conjunto Guiomard Santos I, bairro Cohab do Bosque, das 8h às 11h30 e das 14h a 16h30;
Senador Guiomard: Secretaria Municipal de Assistência Social, Av. Castelo Branco, 1479, Centro, das 7h às 12h e das 14h às 17h;
Sena Madureira: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo ProJovem), avenida Guanabara, 263, José N. Sobrinho, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Previsão de início das aulas
Capixaba (corte e costura): 23/02/26;
Rio Branco (cabeleireiro): 09/02/26;
Senador Guiomard (manicure/pedicure): 23/02/26;
Sena Madureira (cabeleireiro/manicure e pedicure): 23/03/26 e 23/08/26.
Dias da semana e horários das aulas
Capixaba (corte e costura): de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h;
Rio Branco (cabeleireiro): de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h;
Senador Guiomard (manicure/pedicure): de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h;
Sena Madureira (cabeleireiro e manicure/pedicure): de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
Com informações da Agência de Notícias do Acre


















