A Universidade Federal do Acre (Ufac) alcançou conceito 4 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), avaliação aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade dos cursos de Medicina no país. O resultado divulgado nesta segunda-feira, 19, posiciona a instituição entre as bem avaliadas em nível nacional, em uma escala que vai de 1 a 5.
De acordo com os dados divulgados pelo MEC/Inep, a Ufac, com curso sediado em Rio Branco, obteve desempenho superior ao de outras instituições do Acre e da Região Norte. Na comparação regional, instituições como a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) registraram conceito 3, enquanto a Universidade Federal do Amapá (Unifap), assim como a Ufac, também alcançou conceito 4.
O Enamed avalia conhecimentos, competências e habilidades adquiridas ao longo da formação médica, sendo considerado um dos principais instrumentos para aferir a qualidade do ensino na área da saúde.
Mais de 100 cursos de Medicina do país foram mal avaliados no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Os cursos tiveram notas 1 e 2, consideradas insatisfatórias pelo INEP, e vão ser punidos com restrição no Fies e suspensão da abertura de novas vagas.
Neste fim de semana, antes da divulgação, uma entidade que representa universidades particulares entrou na Justiça para barrar a divulgação dos resultados, mas perdeu.
O Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) é uma prova anual para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino. Ao todo, 351 cursos foram avaliados e 30% estão na faixa considerada insatisfatória.


















