Neste domingo, 18, o Rio Juruá atingiu 13,20 metros em Cruzeiro do Sul. Nos bairros Lagoa, Miritizal e Várzea, a água já alcança os quintais de algumas residências, porém nenhuma família precisou ser retirada até o momento em razão da enchente. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a partir de 13,98 metros começam os pedidos de retirada.
Às 9h, o prefeito Zequinha Lima, que acompanha de perto a situação, realizará uma vistoria no rio juntamente com equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Na ocasião, serão anunciadas as escolas que poderão ser utilizadas como abrigos, caso seja necessário.
Segundo a prefeitura, o Município e o Governo do Estado já alinharam medidas, equipes, equipamentos e meios de socorro, como barcos e viaturas, para atuação na retirada das pessoas e no transporte até os abrigos. As escolas municipais estão preparadas para receber as famílias, e a Secretaria de Estado de Educação também colocou unidades à disposição. Inicialmente, serão utilizadas as escolas de maior porte, conforme a necessidade e a localização das primeiras famílias que eventualmente precisem ser retiradas.
“Temos um plano de contingência elaborado desde o ano passado, o que facilita as ações de prevenção e resposta. Elevamos residências em áreas de risco, o que contribuiu para a redução do número de famílias desabrigadas em cheias recentes. Este é o momento de reunir todas as forças e órgãos parceiros para auxiliar as famílias. Como sempre fazemos, junto com o Governo do Estado, vamos garantir o suporte necessário e abrigo para aqueles que forem alcançados pelas águas”, destacou o prefeito Zequinha Lima.


















